Obter a Extração do Cinamaldeído da Canela Através da Destilação Por Arraste de Vapor
Por: PauloPaiva17 • 16/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.201 Palavras (5 Páginas) • 815 Visualizações
- OBJETIVO
Obter a extração do cinamaldeído da canela através da destilação por arraste de vapor.
- INTRODUÇÃO
O método de separação de misturas chamado de destilação por arraste de vapor é a forma como são obtidos os chamados óleos essenciais (essências). Um óleo essencial é um líquido obtido a partir de plantas e que pode ser utilizado em diversos ramos, como na medicina e na fabricação de perfumes ou de produtos utilizados para limpeza.
Os óleos essências são usados, principalmente por seus aromas agradáveis, em perfumes, incenso, temperos e com agentes flavorizantes em alimentos. Alguns óleos essenciais são também conhecidos por sua ação antibacteriana e antifúngica. Além dos ésteres, os óleos essenciais são compostos por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, álcoois e compostos carboxílicos, geralmente pertencentes a um grupo de produtos naturais chamados terpenos. Dentre os óleos mais importantes, podemos destacar os de: eucalipto, canela, hortelã, jasmim, lavanda, limão, rosa etc. A extração e a comercialização desses óleos essenciais são importantes para as indústrias de perfumes, alimentos, fármacos, materiais de limpeza, dentre outras.
Os métodos mais comuns de extração de óleos essenciais de plantas são: a prensagem, a destilação por arraste a vapor e a extração por solventes. Muitos componentes dos óleos essenciais são substâncias de alto ponto de ebulição e podem ser isolados através de destilação por arraste a vapor. Destilação por arraste a vapor é uma destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos e água (vapor).Ela se aplica a líquidos que são imiscíveis em água ou com miscibilidade muito pequena.
Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Assim, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulição e água pode ser destilada à temperatura menor que 100ºC, que é o ponto de ebulição da água.
- PARTE EXPERIMENTAL
- DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR
Inicialmente, pesou-se 20g de canela já triturada e adicionou-se dentro de um balão de três bocas, em seguida adicionou-se 80 ml de água destilada
dentro do balão.
Montou-se a aparelhagem, com uma coluna de destilação com malha de aço para ajudar na quebra da espuma, um funil de separação com 100 ml de água destilada e um adaptador com termômetro e condensador. Em seguida aqueceu-se e a manta em temperatura máxima.
Esperou-se gerar 30 ml de solução no erlenmeyer, tampou-se e guardou em capela a solução pronta para a outra semana.
- EXTRAÇÃO (SEPARAÇÃO DO CINAMALDEÍDO E DA ÁGUA).
Inicialmente pesou-se a tara de um béquer de 250 ml transferiu-se a amostra preparada na semana passada para um funil de separação de 250 ml e adicionou-se 15 ml de diclorometano no funil de separação, agitou-se o funil durante aproximadamente 5 minutos, esperou-se a separação das fases e então se abriu a torneira para separar a água do óleo orgânico dentro de um béquer, posteriormente adicionou-se mais 15 ml de diclorometano e repetiu-se a técnica de agitação e separação da parte aquosa (conforme figura 1). Descartou-se a fase aquosa.
Em seguida colocou-se a fase orgânica no béquer de 250 ml, e então se levou para o banho Maria para que o solvente evapora-se e sobre apenas o óleo.
Pesou-se o béquer para realização dos cálculos de rendimento do óleo extraído da canela.
Figura 1: Separação da fase aquosa e do óleo
[pic 1]
- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
01 Balão de destilação de três bocas
01 Coluna de destilação
02 Funis de separação de 250 ml
01 Manta de aquecimento
01 Condensador
01 termômetro
01 Erlenmeyer com tampa 150 ml
01 Béquer 250 ml
01 Pipeta volumétrica de 20 ml
Diclorometano
Água destilada
- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DOS REAGENTES E PRODUTOS
- Diclorometano
Aplicação: É amplamente usado como decapante e desengordurante. Na indústria alimentar é usado para descafeinar café e para preparar extratos de Lúpulo e outros aromas. A sua volatilidade levou a que seja usado como agente propulsor de aerossóis e agente de expansão de espumas de poliuretano.
Usado largamente na industria de plásticos para colar Termofixos.
Propriedades físico-químicas:
Toxico
Aspecto: Líquido límpido, incolor
Ponto fusão: -95ºC
Ponto de ebulição: 40ºC
Ponto de fulgor: Não disponível
...