Classe Gastropoda
Pesquisas Acadêmicas: Classe Gastropoda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2613 • 28/11/2013 • 9.200 Palavras (37 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências da Saúde - ICS
Curso Ciências Biológicas – Campus Swift
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS
CLASSE GASTROPODA
NOVEMBRO/2013
CAMPINAS - SP
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO AO FILO MOLLUSCA..........................................................3
2. CLASSE GASTROPODA...............................................................................4
2.1 - TORÇÃO NOS GASTRÓPODES................................................................6
2.2 - ENROLAMENTO DA CONCHA ..................................................................7
3. ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS GASTRÓPODES.....................................8
3.1 - RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO..................................................................10
3.2 - SISTEMA NERVOSO...................................................................................11
3.3 - HABITOS ALIMENTARES – DIGESTÃO ....................................................12
4. REPRODUÇÃO ..............................................................................................13
5. PRINCIPAIS GRUPOS DE GASTRÓPODES................................................14
6. CURIOSIDADES ............................................................................................17
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................... 18
1. Introdução ao Filo Mollusca
Os moluscos são o segundo maior grupo de animais em número de espécies, sendo suplantado apenas pelos artrópodes. Apresentam uma disparidade morfológica sem comparação dentre os demais filos de animais, reunindo os familiares caracóis (reptantes), ostras e mariscos (sésseis) e lulas e polvos (livre-natantes), assim como formas pouco conhecidas, como os quítons, conchas dente-de-elefante (Scaphopoda) e espécies vermiformes (Caudofoveata e Solenogastres).
É um animal bilateralmente simétrico, com cavidade oral anterior contendo a rádula ("língua" dentada usada para raspar), uma concha dorsal, uma cavidade palial (do manto) posterior, onde há um par de brânquias e o ânus.
Os moluscos invadiram quase todos os ambientes; Ocorrem das fossas abissais até as mais altas montanhas; das geleiras da Antártica até desertos tórridos. Vários grupos de bivalves e gastrópodes saíram do mar e invadiram a água doce e, no caso dos gastrópodes, o ambiente terrestre. Existem moluscos predadores, herbívoros, ecto e endoparasitas, filtradores, comensais, sésseis, vágeis, pelágicos, neustônicos etc. Em certos ambientes representam grande biomassa e podem ser importantes na reciclagem de nutrientes.
Os moluscos são animais triblásticos, celomados e protostômios. Apresentam o corpo mole, não segmentado, e com simetria bilateral. A cabeça ocupa posição anterior, onde se abre a boca, entrada do tubo digestivo. Muitas estruturas sensoriais também localizam-se na cabeça, como os olhos. Sensores químicos também estão presentes nos moluscos e permitem pressentir a aproximação de inimigos naturais, quando o molusco rapidamente fecha sua concha, colocando-se protegido.
O pé é a estrutura muscular mais desenvolvida dos moluscos. Com ele, podem se deslocar, cavar, nadar ou capturar suas presas. O restante dos órgãos está na massa visceral. Nela, estão os sistemas digestivo, excretor, nervoso e reprodutor. Ao redor da massa visceral, está o manto, responsável pela produção da concha. Entre a massa visceral e o manto, há uma câmara chamada cavidade do manto. Nos moluscos aquáticos, essa cavidade é ocupada pela água que banha as brânquias; nos terrestres, é cheia de ar e ricamente vascularizada, funcionando como órgão de trocas gasosas, análoga a um pulmão.
Uma característica marcante da maioria dos moluscos é a presença da concha. Trata-se de uma carapaça calcária, que garante boa proteção ao animal. Nas lesmas e nos polvos, ela está ausente; nas lulas, é pequena e interna.
Nos moluscos terrestres, a cavidade do manto é cheia de ar e comporta-se como um pulmão. Nos moluscos aquáticos, existem lâminas ricamente irrigadas por vasos sanguíneos, no manto, e que formam as brânquias desses animais. Portanto, entre os moluscos podemos encontrar respiração pulmonar e respiração branquial.
A reprodução dos moluscos é sexuada e, na maioria dos representantes do grupo, a fecundação é interna e cruzada. Na cópula, dois indivíduos aproximam-se e encostam seus poros genitais, pelos quais fecundam-se reciprocamente. Nas formas aquáticas, há espécies monoicas e espécies dioicas. A forma mais comum de desenvolvimento é o indireto. Os estágios larvais mais conhecidos dos moluscos são a véliger e a trocófora.
2. Classe Gastropoda
Os gastrópodes (Gastropoda, do grego gaster, estômago + pous, podos, pé) constituem a maior e mais diversificada classe de moluscos, definida pela primeira vez por Georges Cuvier em 1797, sendo a mais bem sucedida dentro do seu filo. Incluem caracóis, lapas, lesmas terrestres e marinhas, búzios, litorinas, lebres do mar e borboletas do mar.
Estão distribuídos por todos os habitat, em florestas, pastagens, musgos, sobre rochas, subsolo, sobre árvores e corpos de outros animais, variam desde formas marinhas com muitos caracteres primitivos, até os terrestres altamente evoluídos. Adotaram todos os modos de vida, exceto locomoção aérea.
A grande maioria dos gastrópodes tem o corpo protegido por uma concha, apresentam uma cabeça bem marcada, munida de dois ou quatro tentaculos sensoriais e uma boca com radula. A cabeça encontra-se unida a um pé ventral musculado em forma de pala.
...