Classes Terapêuticas
Casos: Classes Terapêuticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irathayanne • 15/3/2015 • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 359 Visualizações
Analgésicos
Conceito - medicamentos empregados para aliviar dor, sem causar a perda da consciência.
Os analgésicos são divididos em 2 grupos:
FORTES: utilizados para o tratamento de dores intensas. Ex: Tramal, Timasen, Sylador
FRACOS: utilizados para o tratamento de dores suaves e moderadas. Ex: Anador e Doril
Comentários: Ácido acetilsalicílico acima de 1g. Possui efeito antiinflamatório; dipirona possui efeito anti-espasmódico, cafeína potencializa o efeito analgésico e diminui a sonolência.
Antitérmicos
Conceito – são medicamentos utilizados para aliviar os estados febris, que podem ser causados por inflamações, desidratações e moléstias infecciosas. Ex. Paracetamol, Dipirona e AAS.
Antigripais
Conceito – são medicamentos utilizados para aliviar os sintomas das gripes e resfriados. Geralmente associados, reúnem em sua fórmula analgésicos, antitérmicos, vitamina C e descongestionantes nasais. EX. Coristina D, Apracur e Cheracap.
Antiácidos
Conceito – são medicamentos utilizados para combater o excesso de ácido clorídrico no estômago. No processo digestivo, o estômago produz o ácido clorídrico, além de outras substâncias. Devido a alguns distúrbios, há indivíduos que passam a produzir esse ácido em excesso, provocando dor, queimação (Azia) etc.
Comentários: Os antiácidos aqui citados possuem ação local e praticamente não são absorvidos no intestino, sendo eliminados nas fezes. Os antiácidos de ação local neutralizam rapidamente o excesso de ácido clorídrico do suco gástrico, diminuindo a acidez. EX. AL (OH) + 3HCL - ALCL3 – 3H2O
Reeducadores Intestinais
Conceito – são medicamentos utilizados para regular a função normal do intestino. São compostos ricos em fibras, normalmente derivados de frutas como mamão, ameixa e tamarindo. Ex. Trifibra Mix, Fiber Bran, Naturetti.
Laxativos e Purgativos
Conceito – são medicamentos que facilitam a eliminação das fezes através de mecanismos variados. São os medicamentos somente variando a dosagem, ou seja, os purgativos são laxantes em maior quantidade.
Mecanismo de ação: aumentam o peristaltismo intestinal – Dulcolax, Gutalax e Laxol.
Lubrificam e estimulam a contração do reto – Sup. De Glicelina
Aumentam o volume do bolo fecal – Fleet enema
Antiflatulentos
Conceito – são medicamentos utilizados para eliminação de gases formados pelo trato gastrointestinal. Os gases são formados normalmente no processo de digestão dos alimentos. Em alguns casos, há formação exagerada de gases devido a problemas associados à alimentação errada, mal funcionamento do estômago e intestinos e, ainda, mastigação incorreta dos alimentos. Ex. Dimeticona
Antiespasmódicos
Conceito – são medicamentos utilizados para diminuir a freqüência e a força de contração da musculatura lisa, aliviando assim a dor. Ex. Buscopan e Atroveran
Comentários: Espasmos são contrações involuntárias da musculatura lisa (estômago, intestino, útero e bexiga)
Rehidratantes Orais
Conceito – são substâncias utilizadas para repor rapidamente água e sais minerais essenciais ao organismo, que passam por processo de desidratação. Ex. Pedialyte, Rehidrat e soro caseiro.
Hepatoprotetores
Conceito - são medicamentos utilizados para a proteção das células do fígado e contribuem para o equilíbrio funcional do mesmo.
Modo de ação: de maneira simplificada, os hepatoprotetores são substâncias ricas em aminoácidos que são usados pelo fígado na produção de enzimas que irão degradar o álcool e as gorduras ingeridas. São exemplos de hepatoprotetores:
Epocler: Associação de vit. B6 (piridoxina) e aminoácidos
Metiocolin, Xantinon: Vit. B2 e aminoácidos
Eparema:, Cáscara sagrada, Boldo: São colagogos (promovem a excreção da bile armazenada na vesícula biliar) e coleréticos (estimulam a produção da bile pelo fígado)
Antimicóticos e Fungicidas
Conceito – são medicamentos usados no combate a infecções causadas por fungos. Esses medicamentos são amplamente utilizados na clínica humana e veterinária.
Anti-Séptico
Conceito – são substâncias utilizadas para destruir ou inibir o crescimento de microorganismos. São aplicadas principalmente na pele ou nas mucosas. Podem ser para:
Higiene Bucal: Cepacol, Flogoral, Listerine e etc.
Higiene Ocular: Água boricada, Colírios como Leri, Lavoolho
Higiene da Pele: Dermacyd, Proderm, Água Oxigenada.
Anti-Seborréicos
Conceito – são medicamentos destinados a diminuir o acúmulo de gorduras (oleosidade) da pele e do couro cabeludo. São exemplos:
Acne-aid wash, Salisoap sabonete e Dermotivin sabonete (para remover a oleosidade da pele), Denorex, Selsun azul, Polytar etc (para o couro cabeludo).
Comentários: AAS: Limpa e descama
Selênio: Antifúngico
Enxofre: Diminui a Oleosidade
Pediculicidas
Conceito – são substâncias utilizadas no tratamento da infestação parasitária da pele causada pelo o piolho, que pode ocorrer na cabeça, no corpo e na região genital. São exemplos de pediculicidas:
Específico para a cabeça: Kwell, Toppyc
Específico para o corpo e região genital: Arcasan sabonete e Miticoçan sabonete.
Descongestionantes
Conceito – o descongestionante alivia a congestão nasal, diminui a coriza e ressaca a mucosa nasal.
Comentários: O uso prolongado
...