Colesterol (HDL E LDL)
Trabalho Escolar: Colesterol (HDL E LDL). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MihRocha • 11/3/2015 • 925 Palavras (4 Páginas) • 682 Visualizações
O colesterol é um álcool complexo muito importante para o organismo, que circula pelo corpo transportado por duas lipoproteínas, LDL e HDL, que cuidam para que ele não seja dissolvido. O colesterol é uma das nossas grandes reservas de energia, faz parte da membrana de todas as células, forma o tecido do cérebro, ajuda na produção da bile e está presente nos hormônios esteroides. O fígado é o grande responsável pela produção do colesterol no organismo – 75% -, enquanto o restante é proveniente da alimentação.
E por que o HDL e o LDL são importantes?
O LDL é uma proteína de baixa densidade, composta por 45% de puro colesterol. Em seu caminho pelo organismo, o LDL vai deixando parte desse colesterol, e suas moléculas vão se depositando na parede das artérias.
Já o HDL é uma lipoproteína de alta densidade, que “limpa” o LDL que ficou pelo caminho e o transporta até o fígado. Por isso, é conhecido como o bom colesterol.
Você deve estar se perguntando: por que falam que o colesterol não é bom (LDL), já que ele é algo natural em nosso organismo?
Como foi dito, o colesterol é uma das nossas fontes de energia e ajuda nosso corpo durante a puberdade. A fama de mau vem pelo excesso de LDL no sangue – que por ficar nas artérias, pode causar estreitamento dos vasos sanguíneos, impedindo a passagem do sangue, o que pode levar a infartos e derrames.
A diferença entre LDL e HDL colesterol
Publicado em março 19, 2012 por
Concentrações elevadas de LDL podem lentamente se depositar nas camadas internas da parede arterial. Junto com outras substancias presentes no sangue formam a placa aterosclerótica, que é um depósito espesso e firme responsável pela obstrução das artérias. Nesta condição ocorre a aterosclerose.
HDL é o colesterol bom
Cerca de um terço a um quarto do colesterol é transportado por lipoproteínas de alta densidade HDL (high density lipoprotein). Concentrações elevadas de HDL aparentemente protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio. Concentrações baixas de HDL, inferiores a 40 mg/dl, aumentam o risco de doença cardiovascular. Acredita-se que o HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado. A elevação das concentrações do HDL é alcançada com exercícios, ausência do fumo e peso adequado. Há ainda evidências que o álcool, em pequenas quantidades, promove discreta elevação da concentração de HDL.
Concentrações adequadas de colesterol
Os níveis do HDL e LDL colesterol são medidas para a avaliação do risco de infarto. Concentrações de LDL colesterol abaixo de 100 mg/dl são considerados ótimos. Menos de 130 mg/dl são quase ótimos para a maior parte das pessoas. Níveis elevados de LDL colesterol mais de 160 mg/dl são indicativos de um risco aumentado de doença cardíaca.
Se possuir dois ou mais fatores de risco para doença cardiovascular, considera-se elevados níveis de LDL colesterol acima de 130 mg/dl. No caso de portadores de diabetes, o nível desejado de LDL colesterol é inferior a 100 mg/dl. No caso de portadores de doença coronária previa, os níveis desejados se reduzem ainda mais, para inferiores a 70 mg/dl. Estes são níveis dificilmente atingidos apenas com dieta adequada, muitas vezes necessitado de medicações especificas.
Portanto, quanto maior o risco de um evento cardíaco, mais baixos devem ser os níveis de LDL colesterol.
Triglicérides
Triglicéride é uma forma de gordura. É proveniente da alimentação, além de ser formado
...