Complicações Mamárias
Trabalho Universitário: Complicações Mamárias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antoniaalmeida • 26/9/2014 • 2.884 Palavras (12 Páginas) • 426 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DR. LEÃO SAMPAIO
UNIDADE DE ENSINO SAÚDE
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
COMPLICAÇÕES MAMÁRIAS
JUAZEIRO DO NORTE-CE
MAIO DE 2009
Antonia Paloma Sena Almeida
Ceylla
Cícero Guedes Amorim
Cristina Bitu Magalhães
Jaqueline Calixto Tavares
João Paulo de Almeida
Josefa Zuleide Pereira dos Santos
Sonia Samara Fonseca de Morais
COMPLICAÇÕES MAMÁRIAS
JUAZEIRO DO NORTE-CE
MAIO DE 2009
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Durante toda a história, a sociedade estabeleceu símbolos que diferenciem os sexos. O homem é representado pelo seu falo (pênis), que mostra a sua força e masculinidade através de uma ereção. Já as mulheres demonstram a feminilidade através da mamas. (Prezia & Hoornaert, 1991)
A atenção à saúde da mulher passa então por essa área de maneira cuidadosa, já que qualquer distúrbio mamário torna-se sistêmico, pois afeta a identidade da paciente. Existem diversas complicações, desde dificuldades no aleitamento, até neoplasias malignas, que devem ser conduzidas respeitando o ser-mulher, ao invés de simplesmente o ser-cliente.
A Enfermagem tem papel relevante no tratamento dessas patologias, pois o cuidado direto é prestado por essa equipe. O cuidado visa aliviar o desconforto, ensinar a mulher a conhecer melhor o seu corpo e prestar assistência direta no pré, trans e pós-operatório.
O objetivo deste trabalho é identificar as principais complicações mamárias, e traçar intervenções, seguindo sempre a metodologia da Sistematização da Assistência de Enfermagem.
ALTERAÇÕES NOS MAMILOS
1. MAMILOS PLANOS OU INVERTIDOS
É uma das principais causas de dificuldade na amamentação. Devem ser identificados logo na consulta pré-natal, para que os exercícios de protusão do mamilo sejam feitos durante um longo período de tempo. Segundo Freitas (2007) “exercícios para protrair os mamilos durante a gravidez (...) podem ser perigosos, podendo (...) induzir o parto.” Duncan (2007), baseado em evidências aconselha o uso de manobras de eversão dos mamilos, com raras restrições.
2. TRAUMA MAMILAR
São alterações na morfologia do mamilo e aréola, causadas, em sua maioria, por técnicas inadequadas de amamentação (Freitas, 2007).
3. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Histórico:
Na anamnese deve-se abordar fatores como: No de gestações, qualidade da lactação atual e anteriores, técnica da amamentação.
O exame físico avalia a ocorrência de: anomalias no mamilo (invertido, plano, grande); dor espontânea ou à palpação; feridas superficiais ou fissuras; hemorragias.
Diagnósticos de Enfermagem:
Amamentação Ineficaz, relacionada à ausência de mamilos evertidos e/ou lesões.
Dor aguda, relacionada à lesão nos mamilos e sucção inadequada do lactente.
Conhecimento Deficiente, relacionado ao uso de técnica incorreta de amamentação.
Risco de Infecção, relacionado a lesões nos mamilos.
Planejamento:
A mãe deverá amamentar utilizando a técnica correta da pega.
A mãe fará diariamente exercícios de protusão do mamilo.
As lesões mamilares diminuirão ou desaparecerão.
Implementação:
Ajudar a mãe com a pega, prevenindo, assim, lesões maiores.
Ensinar à mãe manobras para protrair o mamilo antes da mamada: rolar e esticar delicadamente os mamilos, realizar sucção com bomba manual ou seringa de 20ml adaptada. O mamilo deve ser mantido evertido com a sucção da seringa por 30-60s.
Sugerir à mãe que ordenhe um pouco de leite antes de colocar a criança no peito, para estimular o reflexo de ejeção do leite.
Aplicação do leite materno nos mamilos após as mamadas, pois este tem propriedades emolientes e cicatrizantes.
Administrar antibióticos e analgésicos, conforme prescrição.
Orientar a interrupção da amamentação por 48h, no caso de dor, para promover a cicatrização das fissuras.
Avaliação:
A técnica da amamentação está correta?
A puérpera faz os exercícios de protusão?
...