Contabilidade
Exames: Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticia01 • 6/10/2013 • 992 Palavras (4 Páginas) • 714 Visualizações
A partir da leitura dos cases é possível relatar os diferentes resultados entre duas empresas distintas, tendo em vista diferentes aspectos e suas importâncias. Assim, colocando em evidencia a distinção entre os casos onde os dois adotam medidas para interagir com o mercado e o meio ambiente.
Administrar é a arte de realizar coisas por intermédio das pessoas, segundo declarou, em 1979, o presidente da American Management Association
O esforço grupal organizado e corporativo na realização de tarefas, em todas as áreas e níveis da organização deve ser orientado a fim de que os objetivos propostos sejam alcançados. A esta orientação dá-se o nome de Administração.
Segundo Peter Drecker, o conceito de administração, é muito mais que administrar uma empresa; é o trabalho de conduzir pessoas ao alcance de objetivos comuns da empresa através de tarefas e atividades desenvolvidas pelo todo.
Para que esta realização aconteça, o administrador deve tomar como norte quatro funções principais:
• planejar: significa pensar antecipadamente, ações e atos com base em algum método, plano ou lógica. O planejamento produz planos onde se determinam estratégias, táticas ou planejamentos de modo racional.
• organizar: significa alocar, distribuir o trabalho, a autoridade e os recursos, criando uma estrutura organizacional e relações funcionais. Desta forma o administrador reúne os recursos para alcançar os objetivos, coordenando tarefas.
• dirigir: significa dizer às pessoas o que fazer e conseguir que elas o façam da melhor maneira possível. Para isso o administrador precisa comunicar,liderar e motivar, estimulando o alto desempenho.
• controlar: significa verificar os atos realizados se estão de acordo com os planos.
Relacionando os dois cases citados com a teoria, percebe-se que os administradores visualizaram vários itens importantes para que seu negócio fosse rentável e conseguisse se perpetuar no mercado, como o nicho /oportunidade, a pesquisa de mercado, um plano de negócios, a busca de recursos, a competitividade, a qualidade e novidade dos produtos e a satisfação dos clientes.
Estes itens foram com certeza o que fizeram os dois empreendedores concretizarem seus negócios.
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxas de câmbio.
Com relação aos juros: no primeiro caso a empresa não terá juros com financiamento, tendo em vista que o empresário investiu a quantia necessária á vista, sem precisar de financiamento.
Já no segundo caso o empresário financiou 100% dos recursos para fundar a empresa, assim, todo mês tem despesas com juros do financiamento.
Quando aos empregos, vislumbra-se que ambas as situações irão gerar empregos que deverão observar as normas ditadas pela Consolidação das Leis Trabalhistas.
A renda das duas pode ser boa, mas na primeira empresa ela não terá de pagar o financiamento e os juros, assim ela terá mais capital para compra de estoque, etc. Já na segunda empresa uma parte de seus lucros serão destinados ao pagamento do empréstimo e dos juros.
Segundo Marion (1996), frequentemente os administradores estão tomando decisões acerca de seu empreendimento e para que estas sejam eficazes, se faz necessário o registro de tudo o que alterou o patrimônio da entidade.
Estes registros envolvem todas as movimentações ocorridas e feitas diariamente, podendo visualizar-se de forma cronológica e sistemática os saldos de todas as contas e o resultado obtido em determinado período.
Relacionando com os cases abordados, a escrituração das movimentações nas duas empresas, forneceu aos administradores a possibilidade de tomarem decisões acertadas. Se não houvesse esta sustentação contábil, acredita-se que seria muito mais difícil obter valores com terceiros
...