DOENCAS QUE CAUSAM CORRIMENTO
Artigo: DOENCAS QUE CAUSAM CORRIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANASANDIM13 • 24/7/2013 • 2.036 Palavras (9 Páginas) • 474 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................... 03
OBJETIVO .......................................................................................................... 04
REVISÃO LITERÁRIA ........................................................................................ 05-09
1. DOENÇAS QUE CAUSAM CORRIMENTO NAS MULHERES ...................... 05
2. DOENÇAS QUE CAUSAM CORRIMENTO VAGINAL ................................... 06
2.1 TRICOMONÍASE .......................................................................................... 06,07
2.2 VAGINOSE BACTERIANA ........................................................................... 07
2.3 CANDIDÍASE ................................................................................................ 08
3. DOENÇAS QUE CAUSAM CORRIMENTO CERVICAL ................................ 08
3.1 GONORRÉIA ................................................................................................ 08,09
3.2 CLAMÍDIA ..................................................................................................... 09
METODOLOGIA ................................................................................................. 10
CRONOGRAMA ................................................................................................. 11
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 12
INTRODUÇÃO
O presente projeto visa, requerer autorização junto a SESAU da cidade de Campo Grande – MS, para que seja realizada na UBSF Dr° João Miguel Basmage, visitas técnicas e observação, durante a realização de exames de colpocitologia, para diagnosticar possíveis patologias que causam corrimento nas mulheres, podendo ser estes, DST’s ou simplesmente uma infecção.
Com os dados a acadêmica, pretende escrever um artigo cientifico, relatando desde o exame preventivo, o diagnostico, bem como, o procedimento de acompanhamento de evolução da patologia.
Tal artigo, também poderá servir de referencia de dados para o TCC a ser apresentado no final do curso acadêmico.
OBJETIVO
Esse projeto de Iniciação Cientifica, visa à coleta de dados, desde o diagnóstico da doença, o estágio em que a doença se encontra, o tratamento, e o controle da mesma.
Os dados serão coletados na Unidade Básica de Saúde Familiar Dr João Miguel Basmage, endereço Av. Senhor do Bonfim s/n – Taquaral Bosque, Campo Grande MS.
O diagnóstico dessas doenças será acompanhado através dos exames de colpocitologia oncótica (preventivo do câncer de útero), e diagnósticos imediato, realizado pela equipe de enfermagem e pela equipe médica, quando for possível.
Através desses dados, espero conseguir delimitar a prevalência e a incidência de cada umas dessas doenças, podendo ser elas a Tricomoníase, a Vaginose Bacteriana ou a Candidíase, sendo essas doenças que causam corrimento vaginal, e, a Gonorréia, e Clamídia, doenças que causam corrimento cervical.
Durante o período de pesquisa campo, também será observado como é o protocolo de atendimento da UBSF, servindo de base, para futuros projetos de Iniciação Cientifica e futuros artigos a serem escritos e também para a realização do TCC no final do curso acadêmico.
Esse projeto também visa, a visita domiciliar as pacientes que forem constatadas com algumas dessas doenças a fim de promover a prevenção de uma forma individual a cada uma delas, no período em que o projeto estiver sendo realizado na unidade, e também a realização de palestras para promover a prevenção da população feminina de uma forma geral, orientando as mulheres sobre o que é cada doença, como cada doença é transmitida, fazendo com que assim, elas mesmas possam se observar e verificar se possuem ou não, ainda que aparentemente, por não saberem diagnosticar, algum dos sintomas apresentados, e procurem assim, realizar o exame preventivo.
REVISAO LITERÁRIA
1. DOENÇAS QUE CAUSAM CORRIMENTO NAS MULHERES
As doenças sexualmente transmissíveis são as principais doenças que causam corrimento nas mulheres, e possuem um amplo espectro de manifestações que por vezes, permanecem "silenciosas" (assintomáticas) por meses ou anos e a ausência de alterações nos órgãos genitais não afasta a possibilidade do indivíduo ser um portador. As manifestações clínicas iniciais, quando presentes, são caracterizadas pelo aparecimento de úlceras ou lesões verrugosas geralmente na região genital ou corrimento uretral nos homens e cervical nas mulheres. As úlceras podem ser únicas ou múltiplas, dolorosas ou não e podem, em alguns casos, evoluir com resolução espontânea, embora isso não signifique a cura da doença.
As lesões na região genital podem passar despercebidas, principalmente nas mulheres, pois podem estar localizadas no canal vaginal ou no colo do útero. Quando não detectadas e tratadas, podem resultar em conseqüências desastrosas, como infertilidade e deformidade. Além disto, existe a possibilidade de transmissão para os parceiros sexuais e para outras pessoas por transfusão ou contaminação com sangue (receptores de derivados sanguíneos, usuários de drogas, profissionais de saúde) ou vertical (da mãe para o filho).
Nas mulheres o corrimento cervical é caracterizado pela saída de secreção amarelo-esverdeada através do canal vaginal, muitas vezes com odor fétido, associada à dor durante a relação
...