TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade Absoluta

Trabalho Universitário: Densidade Absoluta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

Densidade absoluta

2. Objetivo

Definir o procedimento para a determinação da densidade em líquidos para finalidades de identificação, verificação da impureza e padronização de formulações líquidas.

3. Definições

Densidade específica ou absoluta: é uma propriedade física definida como o quociente entre a massa e o volume de uma dada substância pura ou mistura (líquida sólida ou gasosa). A densidade pode ser determinada pela seguinte expressão:

d (esp)=massa/volume

Onde:

d(esp) = densidade (g/cm³)

m = massa de determinada substância (g)

v = volume (cm³ = mL)

Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases.

Portanto, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.

A massa de um objeto pode ser medido facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando-se a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h).

Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em uma pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras.

Mas, como medir o volume dos sólidos irregulares?

O volume de objetos irregulares, como por exemplo, uma pedra, podem ser medidos colocando-a em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual o volume do objeto irregular.

Logo, mergulhando duas amostras sólidas de densidades diferentes em uma duas provetas diferentes com mesmo nível de água, podemos concluir que: a amostra de maior densidade desloca menor volume pois, tem mais massa em um pequeno volume!

Os líquidos são substâncias com densidades bem menores em relação aos sólidos pois, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas umas das outras. Suas densidades variam um pouco e para se medir a densidade de líquidos e fluidos, existem dois tipos de um equipamentos: um deles é o picnômetro e o outro é o densímetro (este último é mais utilizado por fornecer a leitura direta da densidade, além de ser mais preciso).

COM DENSÍMETRO DE VIDRO

1. Antes da medição, homogeneizar o com uma vareta de vidro;

2. O densímetro limpo apenas Ao introduzi-lo no líquido verificar que mais do que 5 mm acima do ponto de leitura menisco obtido deve manter variar nem de forma nem de altura ascendentes e descendentes da haste do densímetro.

3. Quando o densímetro alcançar o equilíbrio e flutuar livremente sem tocar as paredes da proveta, pode-se realizar a leitura. O resultado é lido de baixo para líquidos transparentes e de cima para líquidos não transparentes.

4. Medir e registar a temperatura imediatamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com