Teoria Vantagem Absoluta Comparativa
Artigos Científicos: Teoria Vantagem Absoluta Comparativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sheilasd • 10/5/2013 • 248 Palavras (1 Páginas) • 1.333 Visualizações
A teoria da vantagem absoluta
Conceito aplicado à teoria do comércio internacional. Um país possui vantagem absoluta na produção de um bem ou serviço com relação a um segundo país quando pode produzir aquele bem com uma menor quantidade de insumo.
A teoria da vantagem comparativa
Conceito desenvolvido por David Ricardo, em 1817. De acordo com tal conceito cada país deveria dedicar-se ou especializar-se nos produtos em que seus custos comparativos fossem menores.
A diferença entre as teorias
As vantagens absolutas referem-se exclusivamente à quantidade de recursos usados para se produzir certo bem. Sob esse aspecto, um país detém vantagem absoluta na produção de um produto quando utiliza menor quantidade de insumos para produzi-lo, em comparação com outras nações que também o produzem ou podem vir a produzi-lo.
Já as vantagens comparativas dependem da quantidade que se deixa de produzir de um bem para se produzir um segundo produto. Um país detém vantagem comparativa - relativamente a outro país - na produção de certo item quando, para produzir uma unidade do bem X, ele deixa de produzir uma menor quantidade de uma segunda mercadoria Y.
Exemplo
Imagine dois países que empregam iguais volumes de recursos para produzir automóveis ou café. Se o país A tem de optar por produzir 3 automóveis ou 5 sacos de café enquanto o país B tem de optar por produzir 1 automóvel ou 4 sacos de café, o país A detém vantagem absoluta em automóveis e em café, mas vantagem comparativa somente na produção de automóveis.
Automóvel Café
País A 3 5
País B 1 4
...