Dermatose ocupacional
Artigo: Dermatose ocupacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julia8727 • 11/11/2014 • Artigo • 233 Palavras (1 Páginas) • 460 Visualizações
Dermatose ocupacional
A dermatose ocupacional é uma doença da pele de trabalhadores que em sua jornada de trabalho estão em contato com agentes e produtos físicos e químicos que causam alergia e irritação. A melhor maneira de prevenção dessa doença é através do uso de luvas que impeçam o contato agressivo com esses agentes.As dermatoses ocupacionais ou termatites de contato são visíveis em locais de trabalho que usam solvente, óleos minerais, cimento, cal e outros... A pele está sujeita a uma grande quantidade de doenças como resultado da falta de asseio agravada por factores ligados à idade, ao sexo, ambiente de moradia, trabalho e transporte, e outras condições. Esses males, que constituem o grupo das dermatoses, são principalmente as piodermites, que são infecções inflamatórias directamente provocadas por bactérias nas diversas camadas da pele, além de certas verminoses e micoses. Resultam de contágio e são transmissíveis por contacto, sendo mais frequentemente incidentes durante a época mais quente e húmida do ano.
RESUMO
Dermatose ocupacional é qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho. Os autores referem a importância do tema, a epidemiologia e a etiopatogenia das principais dermatoses ocupacionais: dermatites de contato irritativas e alérgicas, fitodermatites, acnes (elaioconiose e cloracne), ceratoses, cânceres, granulomas de corpo estranho, infecções, oníquias e ulcerações.
Palavras-chave: Barbearia; Ceratose; Cloracne; Dermatite de contato; Dermatite ocupacional.
...