TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentável

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

MEDICINA VETERINÁRIA

UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL

SÃO PAULO

2014

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

MEDICINA VETERINÁRIA

UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL

Trabalho de Sustentabilidade,

apresentado à Anhembi Morumbi em

nome do Curso de Medicina Veterinária.

SÃO PAULO

2014

1.1 INTRODUÇÃO

Pequenas ideias sustentáveis podem aos poucos solucionar grandes problemas relacionados ao Meio Ambiente. Visando tornar a Universidade Anhembi Morumbi num local mais sustentável, apresentaremos um projeto que engloba diversos benefícios, de baixo custo, fazendo girar um ciclo ecológico; uma Horta Sustentável.

1.2 OBJETIVO

O projeto expõe a ideia de criar um espaço ecológico nas dependências da universidade, com enfoque em plantio de hortaliças e similares que atendam aos alunos dos cursos de Gastronomia (uso de ingredientes orgânicos em suas aulas), Ciências Biológicas (auxilio no desenvolvimento técnico da horta, como por exemplo, analise do solo), Farmácia (possibilidade do plantio de plantas medicinais para estudo), Naturologia (visa a convivência do homem com o meio ambiente), Nutrição (estudos dos benefícios dos alimentos).

1.3 METAS

Plantando para a própria utilização, os alunos contribuirão principalmente na diminuição do lixo, uma vez que cada hortaliça comprada nos hipermercados ou similares, trazem suas embalagens plásticas que com a horta podem ser evitadas, um ato que ao longo prazo causa uma diminuição significante.

Em contrapartida todos que compartilham do mesmo espaço, terão melhorias na qualidade do ar, estética visual, além de benefícios psicológicos agregados a quem observa o verde e as tantas diversas cores das plantas.

1.4 BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS:

• Métodos naturais de agricultura restauram os nutrientes do solo;

• A genética da planta, o clima, a irrigação e a época da colheita têm um impacto muito maior no conteúdo nutricional do que o tipo de fertilizante usado;

• São mais saborosas as frutas e legumes orgânicos;

• São menores as chances de conterem pesticidas, corantes e outros produtos químicos.

• Além de que, vale ressaltar que receitas que utilizam produtos sem uso de agrotóxicos melhoram o metabolismo de indivíduos que a consomem dentre outros benefícios à saúde.

1.5 O QUE PODE SER PLANTADO

É fato que os alunos de Gastronomia trazem ingredientes às aulas práticas para incrementar suas receitas, muitos deles de origem natural, que podem ser plantados ao invés de comprados, como por exemplo:

Raízes: Cenoura, rabanete, batata doce;

Bulbos: alho, cebola, beterraba;

Folhas: Alface ,almeirão, chicória, couve, espinafre, repolho;

Frutos: Berinjela ,tomate, pepino, pimentão, jiló, quiabo, abóbora, feijão-vagem; Flores: Couve-flor, brócolis;

Ervas: hortelã, manjericão, alecrim, mostarda, orégano, cebolinha, salsa, coentro.

1.6 ADUBO

Adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas, de alimentos ou de esterco de animais, pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Os de origem vegetal ou animal induz ao aumento de microrganismos antagonistas, os quais são desejáveis por afetarem organismos (fitonematóides) que podem causar prejuízos à produção de hortaliças.

Os restos de comida que são desperdiçadas todos os dias nos inúmeros restaurantes que suprem as necessidades dos alunos na universidade são uma excelente fonte de adubo. E Mais um ato bem pensado em relação ao descarte de alimentos.

1.7 OS TIPOS DE ALIMENTOS QUE PODEM SER USADOS PARA ADUBO SÃO:

• Restos de leite;

• Filtro de café usado;

• Borra de café;

• Cascas de frutas;

• Sobras de verduras e legumes;

• Iogurte;

1.8 O QUE NÃO SE PODE USAR:

• Restos de comida temperada com sal, óleo, azeite e/ou qualquer tipo de tempero;

• Frutas cítricas em excesso, por causa da acidez;

• Esterco de animais domésticos, como gato e cachorro;

1.9 COMO FAZER ADUBO COM LIXO ORGÂNICO

O nome do processo é compostagem. Com esse tipo de processo podemos oferecer ao solo um material rico em nutrientes e principalmente, ajudamos a reduzir a quantidade de lixo que vai diariamente para os aterros e lixões.

• Iremos utilizar um recipiente para colocar o material orgânico, fazendo um furo no fundo para que assim o chorume (líquido eliminado pelo material orgânico em decomposição) passe, separando do material. Utilizamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com