Diabetes mellitus, uma visão global
Projeto de pesquisa: Diabetes mellitus, uma visão global. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrecosta89 • 1/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.534 Palavras (7 Páginas) • 226 Visualizações
A importância
1. Introdução
1. Diabetes mellitus, uma visão global.
1.Diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue, pode ser definida como uma síndrome de alterações metabólicas e hiperglicemia devido à deficiência absoluta ou relativa da secreção de insulina e redução de sua eficácia biológica1. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações17.
A saúde hoje passa por um processo de reflexão sobre as doenças crônicas não contagiosas, que vêm apresentando um crescimento aumentado em todo o mundo, indicando a necessidade de propostas e ações que visem a diminuir ou, ao menos, a controlar essa expansão e a promover cuidados e tratamentos adequados (OMS, 2003). Dentre as principais doenças crônicas que atinge a população mundial na atualidade o Diabete Mellitus (DM) está entre as cinco de maior relevância na área da saúde; Kalinowski (2006), ainda salienta que esta posição se dá por sua crescente expansão, pelo avanço de suas complicações, ou pela devastação que provoca na qualidade de vida das pessoas e suas famílias, além do forte impacto econômico e social.
Diabetes Mellitus é uma das principais síndromes de evolução crônica que acomete a população nos dias atuais. A sua prevalência vem crescendo significativamente com o processo de industrialização e urbanização populacional dos últimos anos. Atualmente, esta doença representa um importante problema de saúde pública com alta morbidade , mortalidade e repercussões econômicas significativas (19-20).
Diabetes mellitus tipo 1, esta aparece quando o Sistema imunitário do doente ataca as células betas do pâncreas. A causa desta confusão ainda não foi definida, apesar de estar associada a casos de constipações e outras doenças. O tipo de alimentação, o estilo de vida, etc. não tem qualquer influência no aparecimento deste tipo de diabetes. Já a DM tipo 2 É um distúrbio metabólico caracterizado por qualquer tipo de resistência à insulina que acontece no metabolismo da pessoa. 18
O DM, em seus dois tipos, acomete 7,6% da população brasileira 2. Freqüentemente é dito a seu respeito que “é um dos mais graves problemas de saúde, sendo uma das maiores causas de morte no mundo, superada apenas pelas doenças cardiocirculatórias, o HIV e o câncer ”3.
A diabetes está na lista das doenças de maior índice de morte no mundo,sendo considerada uma pandemia15. Por pelo menos 20 anos, o número de diabéticos na América do Norte está aumentando consideravelmente. Em 2005 eram em torno de 20.8 milhões de pessoas com diabetes somente nos Estados Unidos. De acordo com a American Diabetes Association existem cerca de 6.2 milhões de pessoas não diagnosticadas e cerca de 41 milhões de pessoas que poderiam ser consideradas pré-diabéticas. 16. Os Centros de Controles de Doenças classificaram o aumento da doença como epidêmico, e a NDIC (National Diabetes Information Clearinghouse) fez uma estimativa de US$132 bilhões de dólares seriam necessários para o tratamento desses pacientes, somente para os Estados Unidos este ano.
Em 1994 havia 110 milhões de diabéticos no mundo. Estima-se que em de 2010 a população diabética do globo atingiu 221 milhões de pessoas e em 2025 irá acometer mais de 300 milhões de habitantes do planeta 4. Ou seja, DM continuará a ser um importante alvo de atenção médica no futuro.
O objetivo geral desta pesquisa é: Avaliar o nível de conhecimento dos portadores de diabetes mellitus cadastrados no Estratégia Saúde da Família (ESF), Parque Rio Branco Valparaíso de Goiás , conseguiram adquirir em suas consultas
A relevância dessa pesquisa consiste em avaliar a importância que a participação dos portadores de Diabetes Mellitus , possui sobre a melhora da evolução desta patologia. Visto que, será de grande valia ao enfermeiro, que possui grande responsabilidade dentro da ESF, por ser ele que através das consultas de enfermagem tem a oportunidade de reforçar e/ou passar mais informações e tirar possíveis dúvidas, aos portadores de diabetes e suas famílias.
A participação dos pacientes diabéticos, na melhora da evolução desta patologia pode levar a um maior senso de poder e controle que são necessários para o tratamento adequado e melhoria da qualidade de vida e a interação positiva com a equipe de saúde pode influenciar positivamente o estilo de vida dos pacientes diabéticos.
2. Metodologia
O estudo é uma abordagem quantitativa, na qual, utilizou-se um questionário (em anexo) para coleta de dados foi realizado um questionário a 20 diabéticos f cadastrados no Programa HIPERDIA (Hipertensão e Diabetes) do Estratégia Saúde da Família (ESF) do Parque Rio Branco, em Valparaíso de Goiás.
Optou-se pela abordagem quantitativa, para garantir assim a uniformidade de entendimento dos entrevistados (ANDRADE, 2003), através de questionário estruturado.
Participaram desta pesquisa 20 pacientes, de ambos os sexos, com faixa etária compreendida entre 30 e 65 anos de idade. Foram incluídos nesta pesquisa, todos os pacientes que fazem parte do Programa HIPERDIA do ESF Parque Rio Branco, que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, que são portadores de DM.
Para a efetivação da aplicação do questionário, foi agendado visita domiciliar. A própria pesquisadora realizou a aplicação do questionário, nos dias e horários que foi agendado.. Todos os participantes tiveram todas as suas dúvidas esclarecidas antes de assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para aderirem à pesquisa
Referências Bibliográficas:
1)Mancini MC, Medeiros MMA, Halpern A. Como diagnosticar e tratar diabetes mellitus. Rev Bras Med .1999;56:77-82
2) Associação Nacional de Assistência ao Diabético(ANAD). ANAD home page . Disponível emwww.anad.org.br/diabetes.htm
3) World Health Organization,1991. WHO home page. Disponível em www.who.ch/
4) World Health
...