TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição No Diabetes Mellitus

Trabalho Escolar: Nutrição No Diabetes Mellitus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Diabetes mellitus?

Diabetes mellitus (DM) é uma condição na qual o pâncreas deixa de produzir insulina ou as células param de responder à insulina que é produzida, fazendo com que a glicose sangüínea não seja absorvida pelas células do organismo e causando o aumento dos seus níveis na corrente sangüínea.

Existem dois tipos principais da doença. O diabetes tipo 1 (DM1) e o tipo 2 (DM2).

A importância da alimentação é tão importante que os médicos preferem não falar de “dieta”mas de “terapia nutricional médica para o diabetes”(dietoterapia). Quem sofre de diabetes deve se esforçar em respeitar as poucas regras que virão a seguir. Tais recomendações são aquelas indicadas também para a prevenção, para diminuir os riscos de desenvolver o diabetes e muitas outras doenças como aquelas cardiovasculares e algumas formas de tumores.

Diferentemente de quanto muitos acreditam, a alimentação ideal do diabético não é complexa ou restrita. Para a maioria das pessoas, a dieta é simplesmente adaptada a doença. Sabemos que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, porém existe uma ampla gama de alternativas saudáveis que o diabético pode seguir.

Primeiro é importante entender que o Diabetes é uma síndrome que compreeende um grupo de doenças metabólicas caracterizada de um defeito na secreção ou na ação de insulina, a presença de hiperglicemia e ao longo do tempo, o surgimento de complicações crônicas a nível de vários órgãos, em particular os olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguineos.

A diebetes é classificada das seguintes formas:

Diabetes Tipo I – distruição das céluas beta do pâncreas com conseqüente defeito absoluto de insulina e ocorre na maioria das vezes em jovens.

Diabetes Tipo II - é caracteriazado do defeito de secreção de insulina associado a insulino-resistencia e ocorre na maioria das vezes após os 40 anos.

Diabetes Gestacional qualquer forma alterada na tolerância glicídica que surge durante a gestação.

Qualquer forma de diabetes pode haver a necessidade da terapia insulínica em qualquer estagio da doença. O uso de insulina em si não classifica o paciente.

Os objetivos principais da dieta para a terapia do diabetes mellitus são:

• O controle glicêmico

• O controle do peso corpóreo

• O controle da lipidemia

• A prevenção e o tratamento dos fatores de risco ou complicações ligadas a nutrição

A terapia dietética é muito similar nos 2 tipos de diabetes mesmo que para o diabético do tipo I será colocada maior atenção no aporte dos alimentos e em particular nos carboidratos. Para osdiabéticos do tipo II, a dieta será calibrada para reduzir o peso corpóreo a níveis aceitáveis. Uma simples redução ponderal de 10% já melhora o controle metabólico, favorecendo a redução da glicemia, da pressão arterial e melhorando o quadro lipídico. Naturalmente a dieta deverá ter em conta os gostos e preferências individuais, integrando-se nps hábitos dietéticos do diabético e fornecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com