EDUCAÇÃO ECOLÓGICA
Projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO ECOLÓGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pricilam • 5/7/2014 • Projeto de pesquisa • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 196 Visualizações
RESUMO
Nos dias atuais o homem esta destruindo o ambiente, com poluição, desmatamento, queimadas, descartando lixo em qualquer lugar. Com isso, ocasionando o desequilíbrio e afetando a qualidade de vida. Diante da situação observa-se que o principio da conscientização deve-se vir de casa, do seio familiar e desenvolvido na escola, com praticas que estimulem o interesse das crianças. O objetivo desse trabalho de estagio é conscientizar os alunos e fazer com que eles compreendam a importância do meio ambiente em suas vidas.
Palavras Chaves: Conscientização. Estagio. Meio Ambiente.
1 INTRODUÇÃO
No estagio podemos ter a noção inicial do que é ser professor, é nesse momento em que percebemos se é isso mesmo que queremos, assim como, conhecemos a verdadeira função do educador.
Na Escola de Ensino Básico Professora Gracinda Augusta Machado está localizada na rua Nove de Julho, 333, na localidade de Nova Brasília município de Imbituba, este estabelecimento recém-reformado, possui uma estrutura de dois pisos, conta com varias salas de aula, também apresenta outras dependências como secretaria, sala de direção, sala dos professores, biblioteca, laboratório de informática, cozinha, sanitários para professores (dois), sanitários para alunos (dois), área interna coberta, quadra de esportes.
O quadro de funcionários da escola é formado por 51 pessoas, sendo que a escola não conta com uma equipe de apoio de psicólogos ou psicopedagogos. A escola atende os três turnos, matutino, vespertino e noturno, sendo 8 turmas no ensino fundamental anos iniciais, 8 turmas no ensino fundamental anos finais, 12 turmas no ensino médio e 1 turma de SAEDE/misto. Tendo uma media de 23 alunos por sala.
O acervo bibliográfico atinge atualmente muitos volumes, adequando-o as necessidades das pessoas envolvidas. O funcionamento ainda precário em função da falta de pessoal responsável dá-se em período integral, com atendimento dos professores e demais pessoas quando necessário.
A presença dos pais na escola é comum em assembleias de pais, entrega de boletins e quando são chamados por um documento escrito. As propostas pedagógicas da escola são rediscutidas a cada inicio de ano letivo ou sempre que houver necessidade, caso as alterações sejam confirmadas, serão discutidas e apresentadas nas reuniões pedagógicas para posteriormente comunicadas através de informativos.
A professora observada nesta escola formou-se em licenciatura em ciências biológicas e matemática, pós-graduada em didática e metodologia de ensino. Atua como professora á 22 anos, sendo que 5 anos nessa escola. Ela considera seu relacionamento com os alunos bem interativo. A professora se identifica mais com a tendência critico social dos conteúdos, preparando os alunos para o mundo. Utiliza todos os recursos possíveis, aulas de vídeos, saída de campo, laboratório, microscópio, desenhos... Semanalmente faz seu planejamento de aula, não deixando passar disso para se manter sempre atualizada.
Os alunos infelizmente ainda não estão utilizam de livros para o seu aprendizado e, não há televisão nas salas. Observaram-se as turmas e se constatou na escola a existência de bons professores que realizam a sua função muito bem, em relação aos alunos há aqueles ocupando simplesmente mais um lugar na sala e felizmente existem os esforçados que visam um futuro próximo.
2 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O surgimento de uma reeducação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, com o objetivo de conscientizar a todos. Sendo este desenvolvido na Escola de Educação Básica Gracinda Augusta Machado, instituição de ensino localizada no bairro de Nova Brasília.
O conteúdo trabalhado expôs maneiras voltadas para a preservação do meio ambiente e um uso sustentável de recursos naturais.
Educação ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países, foi proposta em 1999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável. Pode ser incluída como uma disciplina.
É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_ambiental)
Uma boa educação ambiental tende a vir de dentro das escolas e de seu seio familiar, sendo desenvolvida por seus educadores, para gerar uma conscientização ecológica, sendo essa levada para a vida toda da criança.
A conscientização ecológica tem como objetivo atingir todas as fases escolares, para disseminar o papel que cada um tem de preservar o meio em que vive e o meio em que seus futuros descendentes irão habitar. Um bom desenvolvimento é a ação direta que o professor pode ter com seus alunos, ressaltando atividades extracurriculares.
A preocupação em relacionar a educação com a vida do aluno – em seu meio, sua comunidade – não é novidade. Ela vem crescendo especialmente desde a década de 60 no Brasil. (...) Porém, a partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passou-se
...