EXERCÍCIOS GENÉTICA
Artigo: EXERCÍCIOS GENÉTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JUulinhaaa • 1/3/2015 • 1.576 Palavras (7 Páginas) • 1.174 Visualizações
EXERCÍCIOS: 01. Na genealogia a seguir, os indivíduos assinalados com preto apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante.
Analisando essa genealogia, é correto afirmar: a) Todos os indivíduos afetados são homozigotos. b) Todos os indivíduos não afetados são heterozigotos. c) Apenas o indivíduo I:1 é heterozigoto. d) Apenas os indivíduos I:1; I:1 e I:5 são heterozigotos. e) Apenas os indivíduos I:1 e I:2 são homozigotos.
02. Um homem de aspecto exterior normal, casado com uma mulher normal, tem 1 filhos, todos normais. O seu irmão gêmeo, univitelino, tem 6 filhos normais e dois albinos. Qual o genótipo dos dois irmãos e das duas mulheres? a) Irmãos (Aa), 1ª mulher (A) e 2ª mulher (Aa ou a) b) Irmãos (A e Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (Aa ou a) c) Irmãos (A), 1ª mulher (A) e 2ª mulher (Aa ou a) d) Irmãos (A), 1ª mulher (A ou Aa) e 2ª mulher (Aa) e) Irmãos (Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (A)
a) I e I d) I e IV.
b) I e IV e) I e IV.
03. Os quatro fenótipos do sistema sangüíneo ABO são determinados por três alelos múltiplos denominados IA, IB e i. Os alelos IA e IB são dominantes em relação ao alelo i, sendo a relação de dominância escrita da seguinte forma: IA = IB > i. AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Conceitos de Biologia. V.3. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a herança do sistema sangüíneo ABO, analise as seguintes afirmativas. I. Os alelos IA e IB apresentam co-dominância, pois ambos se expressam na condição heterozigótica e produzem, respectivamente, os aglutinogênios A e B. I. O alelo i determina a ausência de aglutinina no sangue, portanto o genótipo i corresponde ao sangue tipo ―O‖, sem a aglutinina anti-A e anti-B. I. Um homem com sangue tipo ―B‖ poderá ter filhos com o sangue tipo ―A‖, desde que seja heterozigoto, e somente com uma mulher com sangue do tipo ―A‖ (homozigota ou heterozigota). IV. Um casal pode ter filhos com os quatro tipos sangüíneos, desde que um dos cônjuges tenha o sangue do tipo ―A‖ e o outro do tipo ―B‖ e que ambos sejam heterozigotos. Estão corretas apenas as afirmativas: c) I e I.
04. (PUCC-SP) Mariazinha, criança abandonada, foi adotada por um casal. Um ano mais tarde, Antônio e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha. No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sangüíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha. Os resultados foram: Antônio B, Rh+; Joana A, Rh-; Mariazinha O, Rh-. Você concluiria que: a) Mariazinha pode ser filha de Joana, mas não de Antônio. b) Mariazinha não é filha do casal. c) Mariazinha é filha do casal. d) Existe a possibilidade de Mariazinha ser filha do casal, mas não se pode afirmar. e) Mariazinha pode ser filha de Antônio, mas não de Joana.
05. (MED. SANTO AMARO) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram dois ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram então feitas várias suposições a respeito da transmissão da herança desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta. a) Cauda média é dominante sobre cauda longa. b) Ambos os pais são homozigotos. c) Ambos os pais são heterozigotos. d) Cauda longa é dominante sobre cauda média. e) As suposições a e c são aceitáveis.
06. No heredograma adiante, a criança I-1 tem fibrose cística, uma doença causada por um alelo recessivo autossômico. As probabilidades de que sua irmã (I-2) não afetada seja carreadora ou não carreadora da fibrose cística são, respectivamente:
a) zero, 1/4 d) 1/2, 1/4
b) 1/4, 1/2 e) 1/2, 2/2
07. (UFC - 2000) Na herança do sistema sangüíneo ABO, há três alelos autossômicos principais: IA (para sangue do tipo A), IB (para sangue do tipo B) e i (para sangue do tipo O). Sabe-se, ainda, que IA e IB são codominantes, ambos dominando sobre i. Uma mulher do tipo A, casada com um homem do tipo B, teve uma filha do tipo O. O homem não quis reconhecer a paternidade alegando infidelidade por parte da mulher. Como na época em que o fato ocorreu não havia o ―exame do DNA‖, o Juiz recorreu a um geneticista que lhe apresentou um parecer sobre o caso. Assinale a alternativa que contém a conclusão correta do geneticista. a) O homem tem razão, pois, por se tratar de um caso de herança ligada ao sexo, a filha dos dois teria que ser, obrigatoriamente, do tipo A. b) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, quaisquer que sejam seus genótipos, jamais poderiam ter filhos ou filhas do tipo O. c) O homem não tem razão, pois, pais com tipos A e B, dependendo de seus genótipos, podem ter filhos ou filhas com qualquer um dos tipos sangüíneos (A, B, AB e O). d) O homem não tem razão, pois, por se tratar de herança autossômica, filhos e filhas teriam que ser, obrigatoriamente, do tipo O. e) O homem tem razão, pois, pais com tipos A e B, só podem ter filhos ou filhas do tipo AB, visto que IA e IB são codominantes.
08. (UNESP – 98) Um laboratorista realizou exames de sangue em cinco indivíduos e analisou as reações obtidas com os reagentes anti-A, anti-B, anti-Rh, para a determinação da tipagem sangüínea dos sistemas ABO e Rh. Os resultados obtidos encontram-se no quadro seguinte.
Com base nesses resultados, indique quais os indivíduos que serão considerados, respectivamente, receptor e doador universal. a) 5 e 2. d) 2 e 5.
b) 4 e 3 e) 1 e 4.
PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2 c) 3 e 4.
a) 1/16 d) 1/128
b) 1/32 e) 1/256
09. (FOS-SP) A polidactilia (presença de mais de 5 dedos
...