Endocrinologia
Relatório de pesquisa: Endocrinologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmandaFarias2215 • 24/11/2014 • Relatório de pesquisa • 1.885 Palavras (8 Páginas) • 297 Visualizações
Endocrinologia
Para conseguir entender o início do Sistema Endócrino é preciso entender algumas introduções necessárias. Como os mensageiros químicos, sendo eles:
1 – Neurotransmissores: São liberados por terminais axônios de neurônio nas junções sinápticas e atuam localmente para controlar funções de células nervosas.
2 – Hormônios endócrinos: São liberados por glândulas ou células especializadas no sangue circulante e influenciam a função das células em outra localização no corpo.
3- Hormônios neuroendócrinos: São secretados por neurônios no sangue circulante e influenciam a função de células em outra localização do corpo.
Além destes, pode-se citar, em conjunto, os “Autócrinos” e as “Citocinas”. Voltando ao Sistema Endócrino, é necessário relembrar que muitos dos sistemas de mensageiros químicos do corpo interagem entre si para manter a homeostase. Por exemplo: a medula andrenal e a hipófise secretam seus hormônios primariamente em resposta a estímulos neurais. As células neuroendócrinas, localizadas no hipotálamo, têm axônios que terminam na hipófise posterior e eminência mediana e secretam vários neuro-hormônios, incluindo o hormônio antidiurético, ocitocina e hipofisiotrópicos, que controlam a secreção dos hormônios da hipófise anterior.
O sistema Endócrino, é basicamente as glândulas endócrinas produzindo e lançando no sangue substâncias reguladoras, denominadas hormônios, estes ao serem lançado no sangue, percorrem o corpo até chegar aos órgãos- alvo sobre os quais atuam. Como pode-se ver na imagem a baixo.
Glândulas Endócrinas e Hormônios
Os hormônios são moléculas reguladoras secretadas na corrente sanguínea pelas glândulas endócrina. As categorias químicas de hormônios incluem esteroides, aminas, polipeptídios e glicoproteínas. Interação entre os vários hormônios produzem efeitos que podem ser sinérgicos, permissivos ou antagônicos.
Quanto a classificação química dos hormônios secretados por diferentes glândulas varia amplamente. São divididos em algumas classes: Aminas, polipeptídios e proteínas, glicoproteínas e esteroides.
Segue a baixo um exemplo comum sobre as glândulas endócrinas:
Hipotálamo: Hormônios liberadores e inibidores, principal órgão-alvo – Hipófise anterior, principais efeitos – Regula a secreção dos hormônios na hipófise anterior.
Pode-se lembrar que de suas ações nas células alvo, as moléculas de hormônio podem ser divididas em polares e não apolares.
Mecanismos de Ação Hormonal
Cada hormônio exerce seus efeitos característicos sobre órgãos-alvo atuando sobre as células dos mesmos. Hormônios da mesma classe química possuem mecanismos de ação similares. Os hormônios lipossolúveis atravessam a membrana célula alvo, ligam-se a proteínas receptoras intracelulares e atuam diretamente no interior da célula alvo. Os hormônios polares não entram nas células alvo, mas em vez disso, liga-se a receptores localizados sobre a membrana celular. Isso provoca a ativação de sistemas de segundo mensageiro que medeiam as ações do hormônio.
Hormônios que se ligam a proteínas receptoras nucleares
Diz-se que os receptores hormonais nucleares constituem uma superfamília composta por duas famílias principais: A família esteroide e a família dos hormônios tireoidianos
Primeira família: Mecanismos de ação dos Hormônios Esteroides – o processo no qual duas unidades receptoras se unem nos dois meios sítios é denominado dimerização. Como ambas as unidades receptoras do par são iguais, diz-se que o receptor do esteroide é uma forma de homodímero. Após a dimerização o receptor hormonal nuclear ativado estimula a transcrição de determinantes genes e, consequentemente, a regulação hormonal da célula alvo.
Segunda família: Mecanismos de ação dos Hormônios Tireoidianos – Como os hormônios esteroides, a tiroxina é transportada pelo sangue conectada a proteínas transportadoras. A tireóidea também secreta uma pequena quantidade de triiodotironina, ou T3. Contudo, as proteínas carregadoras possuem uma maior afinidade pela T4, do que pelo T3, e, como consequência, a quantidade de T3 não ligada (ou livre) no plasma é cerca de dez vezes maior que a quantidade de T4 livre.
Hormônios que utilizam segundo mensageiro
É importante citar o conceito de “segundo mensageiro”. Como eles exercem seus efeitos sem entrar na célula alvo, as ações desses hormônios devem ser medidas por outras moléculas localizadas no interior da célula alvo. Denomina-se os hormônios como “mensageiro” das glândulas endócrinas, os mediadores intracelulares da ação hormonal podem ser denominados “segundo mensageiro”. Portanto, os segundos mensageiros são um componente dos mecanismos de transdução de sinais, uma vez que sinais extracelulares (hormônios) são transformados em intracelulares (segundo mensageiro).
Hipófise
A hipófise pode ser dividida em anterior e posterior. A hipófise posterior armazena e libera hormônios que, na realidade, são produzidos pelo hipotálamo, enquanto a hipófise anterior produz e secreta seus próprios hormônios. Contudo, a hipófise anterior é regulada por hormônios secretados pelo hipotálamo, assim como pela retroalimentação dos hormônios da glândula alvo.
Hormônios Hipofisários
Os hormônios secretados pela hipófise anterior (a parte distal da adeno-hipófise) são denominados hormônios tróficos. O termo trófico significa “alimentar” para seus órgãos-alvo, esse termo é utilizado porque altas concentrações de hormônios da hipófise anterior causam atrofia dos mesmos. Quando os nomes são aplicados aos hormônios da hipófise anterior, o termo “trófico” significa “atraído por” É incorporado a eles. Essa é a razão pela qual as formas abreviadas dos nomes dos hormônios da hipófise anterior terminam pelo sufixo – tropina. Os hormônios da hipófise anterior, listados abaixo, são resumidos pela tabela:
1. Hormônios de crescimento: Promove o movimento de aminoácido para interior das células e a incorporação dos mesmos em proteínas e, em consequência, promove o crescimento global de tecidos e órgãos.
2. Hormônio estimulador da tireoide: O TSH estimula a tireoide a produzir e secretar a tiroxina e a tiodotironina.
3. Hormônio adrenocorticotrófico: Estimula
...