Entao Ta Ai
Artigos Científicos: Entao Ta Ai. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daracaralho • 24/5/2014 • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 483 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este relatório irá apresentar as tecnologias de processamento utilizadas nos equipamentos pesquisados para a proposta de aquisição (Relatório 1). Apresentará a seguinte estrutura:
1.1 Principais tipos de processadores disponíveis no mercado;
1.2 Considerações sobre o tipo ideal de processador;
1.3 Considerações sobre a tecnologia multicore;
1.4 Características de processadores utilizadas em Ultrabooks;
1.5 Características de processadores utilizadas erm Tablets.
3. CARACTERÍSTICAS DE PROCESSAMENTO
O processador UCP1 é responsável pela atividade final do sistema, ou seja, executar uma tarefa, como: calcular, processar e computar. Atualmente fabricados contendo uma única pastilha, na qual são inseridos todos os elementos necessários para a realização de tarefas.
A evolução na fabricação de processadores é notável, cada vez mais potentes, poderosos e complexos.
A parte funcional do processador é composta de uma única pastilha que contém todos os transistores necessários para a construção de seus componentes internos Sendo assim os transistores tornam-se os menores componentes de um processador, com a função de atuar como chave posicional para o sistema binário, desde 1971 com o surgimento do INTEL 4004. Nos transistores estão a base para o desenvolvimento dos processadores, pois o aperfeiçoamento considerando sua redução (compactação em espaço físico) em sua espessura, torna o processador mais
veloz, aumentando sua capacidade e funcionalidade. Assim, a compactação possibilita um maior número de transistores tornando o processador mais potente e aumentando também a sua complexidade.
Mais tarde a capacidade de transistores aumentou de forma espantosa, graças ao avanço tecnológico, de 2300 transistores que continham os processadores 4004 INTEL para até 100 milhões de transistores contidos nos processadores ITANIUM da própria INTEL, como parâmetro de crescimento e avanço tecnológico, conforme Moore2, a estimativa do aumento de capacidade citada em 1965, de que os processadores deveriam dobrar a capacidade anualmente, firmando-se a sua citação hoje conhecida como lei de Moore mostra a evolução dos processadores ao longo dos anos.
Além de processar o processador também executa outras funções, como a busca e a interpretação de dados, função a ser executada com os dados obtidos, execução e apresentação de resultados, tais como: operações aritméticas (soma, subtração) como exemplos, mover dados, entre outras funções básicas do processador.
As informações que os processadores buscam são através de sinais elétricos, designados como instrução de máquina. Sinais que determinam ao processador interpretar o que deverá ser executado. As instruções de acordo com o processo a ser executado são formadas por lotes de bits, ou seja, dependendo do que será realizado o lote terá sua característica de instrução.
Transcrevendo, o ciclo básico de um processador
consiste em:
Buscar a informação na memória;
Interpretar a informação;
Buscar operandos (em caso de soma, por exemplo);
Executar a operação;
Escrever o resultado.
As etapas do ciclo são executadas sequencialmente e para passar a próxima instrução deverá finalizar a instrução que esta em processo.
Em processadores mais modernos os ciclos atuam de forma simultânea como é o caso do PENTIUM 4. A partir do momento que o computador é ligado até o seu desligamento o processador trabalha continuamente no ciclo de buscar a instrução, interpretar e executar.
As funções realizadas pelos processadores podem ser divididas em duas grandes categorias:
Função processamento;
Função controle.
Sendo assim o processador é constituído por partes essenciais para a divisão de execução de suas funções dentro do sistema. Desde os primeiros até os dias de hoje são usados como exemplo de aprendizado arquiteturas antigas como é o caso do INTEL 8080.
Função Processamento: Se encarrega de realizar a atividade de processamento, ou seja, executar.
Função Controle: Esta relacionada a busca de informações, interpretação e controle da execução bem como do sistema em si.
Entre as principais funções so processador estão:
Operações Aritméticas (somar, subtrair, multiplicar e dividir);
Operações lógicas;
Movimentação de dados (memória – UCP, UCP-memória, registrador-registrador, etc);
Desvios (alteração de sequência de execução de instruções);
Operações de entrada e saída.
A UAL3 é o dispositivo que executa as operações matemática com os dados, tais como a multiplicação e a soma por exemplo. Essas operações poderão ser apresentadas em dois valores: aritméticos ou lógicos em suas operações, sendo assim, a UAL possui duas entradas de dados, essas entradas se conectam a saída onde são apresentados os resultados e também a interpretação de dados que é uma função que a UAL recebe com o intuito da informação da operação a ser realizada.
Os registradores de dados é a memória especifica do processador onde o dado fica armazenado antes de ser transferido para a UAL. Também tem a função de armazenar um resultado
...