TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entorse De Tornozelo

Dissertações: Entorse De Tornozelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Entorse de tornozelo.

O tornozelo é uma estrutura formada pela união de 3 ossos: tíbia, fíbula e o tálus. Existem 3 ligamentos que formam o complexo ligamentar lateral do tornozelo. O ligamento talofibular anterior e posterior e o calcâneofibular. Os mais importantes e envolvidos na entorse são os ligamentos talofibular anterior e ligamento calcâneofibular. Raramente ocorre ruptura do ligamento talofibular posterior.

A lesão mais comum é a ruptura parcial ou total dos ligamentos e da cápsula articular lateral do tornozelo, o chamado complexo ligamentar lateral. A estrutura mais frágil e mais lesada é o ligamento talofibular anterior.

A entorse é um movimento violento, com estiramento ou ruptura de ligamentos de uma articulação. A entorse de tornozelo é uma das lesões musculoesqueléticas frequentemente encontradas na população ativa, que geralmente envolve lesões dos ligamentos laterais. Ocorre com maior frequência nos atletas.

Como ocorre?

A maneira mais comum de ocorrer é ¨virar o pé para dentro¨(em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na face lateral nas entorses leves ou difusamente nas entorses graves. Acompanhando inchaço pode ocorrer um hematoma na face lateral do pé e tornozelo e dor.

O tratamento das entorses de tornozelo é direcionada de acordo com a lesão apresentada, entretanto, na fase aguda é interessante realizar:

• Repouso;

• Elevação do membro afetado;

• Gelo no local;

• Imobilizadores;

• Medicações ( analgésicos e anti-inflamatórios);

• Exames complementares (raio x);

• Fisioterapia.

Podemos classificar a entorse de tornozelo em 3 graus:

GRAU 1 (lesão leve) – estiramento e ruptura de algumas fibras internas dos ligamentos. Nesse grau pode-se observar dor e inchaço.

GRAU 2 (lesão moderada) – ruptura parcial dos ligamentos. Nesse grau pode-se ter dor, inchaço e hematoma.

GRAU 3 (lesão grave) – ruptura completa dos ligamentos. Pode-se ter dor intensa, hematoma e grande inchaço.

Tratamento conforme o grau da entorse:

GRAU 1 – Pode-se utilizar tala gessada, bota imobilizadora por 1 ou 2 semanas. Indica-se repouso, uso de gelo, anti-inflamatórios e elevação do membro para aliviar os sintomas.

GRAU 2 – Tratamento semelhante ao grau 1 com prolongamento do tempo de imobilização por até 3 semanas. O período de cicatrização, de recuperação e de reabilitação é mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com