Estudante
Monografias: Estudante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eduardoisrael • 14/1/2015 • 1.374 Palavras (6 Páginas) • 797 Visualizações
HOMEOPATIA
O estudo do
ORGANON DA ARTE DE CURAR
De
SAMUEL HAHNEMANN
Guilherminía Batista de Sena
2° etapa
Belo Horizonte, setembro de 2014.
INTRODUÇÃO
A missão do homeopata e os objetivos da medicina.
Aprendemos desde o inicio com Samuel Hahnemann que a homeopatia restabelece a saúde do individuo de forma rápida, suave e duradoura o que chamamos de cura.
A arte de curar só acontecerá se o homeopata compreender e conhecer o que deve ser curado e conhecer o elemento curativo dos medicamentos em particular souberem os fundamentos nítidos patológicos do doente com o medicamento observando o restabelecimento e observando também com preparo exato e a exata quantidade de dose certa e o tempo apropriado de repetição da dose sempre lembrando que uma gota cura e uma gota adoece, se conhecer os obstáculos ao restabelecimento em cada caso, sabendo como afastá-los, fazendo assim que a cura seja duradoura.Lembre-se que o homeopata não pode preocupar só em curar, mas sim conservar a saúde.
Conhecer as causas que promovem o adoecimento e afastá-lo das pessoas sadias.
Como as pessoas podem adoecer, também podem ser curadas, por isso acredito na remoção da doença e o que fica são apenas cicatrizes.
1ª LEI
A LEI DA SIMILITUDE “Similia similibus curentur”
§ 27: Como age o similimum. Os sintomas semelhantes ao doente e ao remédio
O poder de cura dos medicamentos com a doença e seu poder curativo da homeopatia de vibrar mais forte do que a energia da pessoa.
§ 43: Doenças semelhantes se anulam
Doenças semelhantes se anulam quando ocorrem doenças semelhantes em um organismo ocorre que pela semelhança a doença acaba se juntando a mais forte já que elas são semelhantes e se tornam únicas.
3º § 48: A lei da cura natural ou pela arte do homeopata só se realiza através da lei do semelhante.
Jamais pode ser curado um paciente cuja dessemelhança do remédio com a doença por mais forte que seja e somente pela semelhança dos sintomas e a potência vibrando mais forte que a doença extinguirá gradativamente.
MEDICAMENTOS SELECIONADOS
ASMA ESPASMÓDICA
(Ipecacuanha) Almíscar seria por ventura especificada nas várias classes de asma espasmódica. Compreendidas sob a denominação de asma de Miliaar, se não tivesse em si mesma esta substância à propriedade de excitar sufocações espasmódicas, sem tosse.
ARNICA.
Golpes, Agressões físicas: As pessoas que receberam golpes contundentes experimentaram dores nas costas, ânsias de vômito, pontadas e odor nos hipocôndrios, com ansiedade, tremores e sobressaltos involuntários, semelhantes aos provocados pelos choques elétricos e tanto no estado de sono como no de vigília, se sente formigamento nas partes afetadas etc.
Como arnica tem virtude de produzir no homem é um estado análogo.
DULCAMARA
A dulcamara curou graves enfermidades causadas pelo resfriamento, isso ocorre, pois a dulcamara tem a propriedade de determinar, em épocas frias e úmidas, moléstias semelhantes.
RUIBARDO: DIARREIA
Médicos menos antigos conheceram e proclamaram a verdade do método homeopático chegou a compreender que a propriedade purgante do ruibardo é a causa da faculdade que essa raiz tem de conter a diarréia.
VERATRUM ALBUM (HELÉBORO).
Cólera – Morbos. O autor do tratado das epidemias, que se atribui a Hipócrates (32) falta da cólera – morbos rebeldes a todos os remédios, que se curou unicamente com o heléboro branco, planta que por si mesma produz a cólera.
2ª LEI
O EXPERIMENTO EM HOMEM SADIO (““ EXPERIMENTUM IN HOMENE SANUM”)
§ 108: Conhecem-se os efeitos de um medicamento administrando-o a uma pessoa sadia.
O único jeito de experimentar um remédio e pode eleger seus sintomas com capacidade para confirmar seus efeitos é experimentá-los em homens sadios.
Com doses moderadas a fim de descobrir quais são as alterações no físico, mental e assim poder cura – lós.
§ 119: Cada espécie vegetal, animal ou cada mineral tem uma individualidade e isto gera a individualidade de cada medicamento.
Como cada planta é diferente da outra, na sua forma de vida no odor e sabor os minerais e os sais também se diferem um do outro em suas propriedades externas, internas, físicas e químicas. Por isso seu poder terapêutico impede qualquer confusão por serem únicos e com isso produzindo alterações na saúde.
§ 141: Experimento realizado pelo homeopata ensina-lhe como age a homeopatia.
Como conhecedor da ciência da homeopatia os melhores experimentos dos efeitos puros dos medicamentos simples são experimentados pelo homeopata sadio, sem preconceitos e com toda a prudência e cuidados que lhe foram ensinados.
Ele sabe com toda a certeza perceber em si mesmo as reações que o remédio produziu e conseguindo relatar com mais clareza do que apenas escutar o que o outro relata.
NUX – MOSCHATA
Desmaios histéricos – a nós moscada mostrou-se muito eficaz nos desmaios histéricos, pois a causa deste fenômeno é puramente homeopática, pois administrada a noz moscada em grandes doses em um homem são, dá lugar a perda dos sentidos e a insensibilidade geral.
SENE CÓLICAS.
Descobriu-se que a infusão de sene alivia as cólicas nos adultos, em virtude
...