FUNDAMENTOS DA PRATICA MEDICA
Por: anaclaraolv • 12/6/2017 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 513 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE CLÍNICA GERAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA MÉDICA
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DE FUNDAMENTOS DA PRÁTICA MÉDICA
ANA CLARA LEOCÁDIO DE OLIVEIRA
TERESINA - PI
5 de JUNHO-2017
Questões
Descreva a importância da anamnese e do exame físico para a medicina atual, onde temos uma grande quantidade de métodos complementares de diagnóstico.
Em meio a tanta tecnologia disponível na área médica, a importância do exame clínico para o diagnóstico e tratamento de doenças é esquecida. O exame clínico é dividido em duas etapas: a anamnese e o exame físico. A partir delas, é possível obter informações sobre o estado geral de saúde do paciente, podendo ser identificadas doenças a partir de sinais e sintomas. O sinal é uma característica física que pode ser detectada pelo médico, como uma mancha na pele decorrente de uma micose. Já o sintoma, é uma característica subjetiva relatada pelo paciente, como tontura. Essas etapas são indispensáveis para a medicina atual visto a importância da entrevista pessoal onde se obtém, a partir da relação médico-paciente, uma série de informações imprescindíveis. Em uma consulta, o profissional faz uso do exame clínico, podendo identificar fatores que podem influenciar o tratamento. Também se pode suspeitar de determinadas patologia. O exame clínico objetiva ainda criar um vínculo entre o médico e o paciente, pois a partir dele inicia-se uma história que será resgatada em consultas posteriores. Já os exames complementares, tecnológicos ou não, como o próprio nome já diz, complementam o diagnóstico e por isso devem ser solicitados apenas após exame clínico.
Diferencie diagnóstico sindrômico, diagnóstico etiológico, diagnóstico anatômico e diagnóstico patológico.
O diagnóstico sindrômico, parte da observação de sinais e sintomas. Os sinais são observados pelo médico, avaliados e interpretados de acordo com os padrões de normalidade, saúde e doença, estabelecidos pelas pesquisas em medicina. Os sintomas são descrições em primeira pessoa, acessíveis somente ao paciente, que relatará ao médico seus “estados mentais”: desejos, ilusões, dores, sentimentos, etc.
O diagnóstico etiológico, ou seja, a causa. A partir de uma hipótese que, uma vez confirmada, conhecemos a causa daqueles sinais e sintomas e, consequentemente, as formas de tratamento.
O diagnóstico anatômico identifica exatamente o ponto anatômico onde se encontro problema, nem sempre presente.
O diagnóstico
...