Regionalização da Ocorrência de Febre Amarela no Brasil
Artigo: Regionalização da Ocorrência de Febre Amarela no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taylan • 23/4/2014 • Artigo • 403 Palavras (2 Páginas) • 552 Visualizações
TAYLAN PEREIRA SIQUEIRA
REGIONALIZAÇÃO
IPATINGA – MG
2013
TAYLAN PEREIRA SIQUEIRA
REGIONALIZAÇÃO
IPATINGA – MG
2014
Regionalização da Ocorrência de Febre Amarela no Brasil
Regionalizar é separar determinados lugares de acordo com as semelhanças e características em comum. O mapa acima foi regionalizado de acordo com as áreas em comum que apresentam ocorrência de febre amarela.
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados e ocorre principalmente na América Central, na América do Sul e na África.
O mapa trabalhado representa o território brasileiro e o mesmo foi dividido em quatro regiões.
A Área Endêmica é representada na legenda pela cor vermelha, e a mesma se estende por toda a região norte e centro-oeste e também é representada pelo estado do Maranhão, que pertence à região nordeste.
A Área de Transição é representada na legenda pela cor laranja, se estende por uma estreita faixa de terra entre o sudoeste do Piauí e o oeste do Rio Grande do Sul, passando pelos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
A Área Indene representada pela cor roxa se estende pela faixa litorânea, entre o norte do Piauí e o leste da Bahia.
A Área de Risco Potencial é representada pela cor azul e se estende pelo sul da Bahia, norte do Espírito Santo e o sudeste de Minas Gerais.
O objetivo dessa regionalização é mostrar as áreas endêmicas no Brasil e as áreas de risco potencial, alertando a população sobre a ocorrência da febre amarela.
REGIONALIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE MALÁRIA NO MUNDO
O mapa acima foi regionalizado de acordo com a ocorrência da malária no mundo.
Malária ou paludismo é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do género Plasmodium. A doença é geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles.
Observando-se
...