Fisio Oncológica
Trabalho acadêmico: Fisio Oncológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ana090895 • 30/11/2014 • Trabalho acadêmico • 4.119 Palavras (17 Páginas) • 277 Visualizações
São José dos Campos 2014
Sumário
1.Introdução.............................................................................................................04
2. Fisioterapia Oncológica........................................................................................05
3. A História da Fisioterapia Oncológica................................................................07
4. Benefícios da Fisioterapia.....................................................................................08
5. Recursos Terapêuticos..........................................................................................09
6.Cuidados Paliativos...............................................................................................10
7.Reabilitação Oncológica........................................................................................11
8. A importância da Fisioterapia Motora da Unidade de Tratamento Intensivo.12
9. Fisioterapia Oncológica Pediátrica......................................................................14
10. Fisioterapia Oncológica Hospitalar...................................................................17
11. Fisioterapia Oncológica Domiciliar...................................................................18
12. Reabilitação Oncológica do Câncer de Mama..................................................20
13. Indicações para o atendimento...........................................................................22
14. Experiência do Paciente......................................................................................23
15. Conclusão.............................................................................................................24
16. Referências Bibliográficas..................................................................................25
INTRODUÇÃO
O que é a fisioterapia oncológica, áreas da fisioterapia oncológica, histórico da fisioterapia, benefícios, recursos utilizados e tratamento.
FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA
Com a instauração da resolução nº. 364/2009 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), de 20 de Maio de 2009 e publicado no DOU nº. 112, Seção 1, em 16/6/2009, página 42 reconheceu-se a modalidade de fisioterapia oncológica também conhecida por onco-funcional como especialidade fisioterapêutica.
A implementação dessa vertente fez-se necessária por conta da necessidade de uma terapia alternativa a farmacológica e também da correlação da atividade fisioterapeutica voltar-se para ações que visam à recuperação do individuo por meio de diferentes técnicas corporais que atuam no organismo humano e sua atuação nos mais diferentes níveis de assistência à saúde. Ampliando-se, assim, o foco das ações e serviços da problemática que envolve a patologia de câncer, focando-se não somente na cura da doença, mas também a qualidade de vida do paciente que irá experenciar durante e depois do tratamento oncológico.
Como pode-se observar, portanto, a fisioterapia oncológicaé uma modalidade recente que tem por objetivo a manutenção, preservação ou recuperação da integridade cinético funcional de órgãos e sistemas no que tange a patologia de câncer bem como cuidados paliativos em todos os níveis de atuação, tais como: atenção básica, média e de alta complexidade como também da prevenção de prováveis distúrbios que poderão ser causados pelo tratamento oncológico.
Deve-se ter em mente que há a predominância de duas situações no que tange o tratamento oncológico, sendo que primeiramente visa-se a cura completa da patologia de câncer sem apresentar sequelas físico-funcionais, mas também a possibilidade de fazer se necessário o uso de um tratamento mais agresso onde poderá apresentar limitações significativas ao organismo do individuo, logo, a especialidade de fisioterapia oncológica visa não somente questões relacionadas ao tratamento da doença e sim proporcionar melhor qualidade de vida, minimizando os efeitos adversos que o tratamento da patologia pode ocasionar atentando-se sempre ao controle dos sintomas referidos pelo paciente no ato da terapia.
As indicações do uso da fisioterapia oncologia se dão tanto no pré-operatório, durante o ato da cirurgia, como, também, no pós operatório, tratamentos de quimioterapia e radioterapia e tratamentos paliativos, participando o fisioterapeuta ativamente da manutenção da qualidade de vida do paciente durante esse processo, atuando, diferentemente da medicina, de maneira sistêmica e não focal, ou seja, atua atentando-se não somente ao local acometido pela patologia e sim com a ação da doença no organismo humano como um todo.
Figura 01
A HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA
Em 13 de Janeiro de 1937,o Presidente Getúlio Vargas assina o decreto de criação do Centrode Cancerologiano serviço de assistência hospital,devido ao aumento da mortalidade de doenças crônicas como o câncer.Iniciando-se a história do INCA.Foi nomeado para o cargo de diretor deste centroo Doutor Mario Kroeff, um dos pioneiros da pesquisa e do tratamento do câncer no Brasil.
Em 1941 é criado o Serviço Nacional de Câncer – SNC, buscando desenvolver uma política nacionaldo controle de câncer. Três anos mais tarde o Centro de cancerologiase transforma do Instituto de câncer. No início o SNC enfrentaria sérios percalços,funcionando em instalações inadequadas até ser transferido,em 1946, parao hospitalGaffrée e Guinle.
No ano de 1946 foi disponibilizadodois terrenos e um imóvel em construção para a criação do grande centro.Localizado na Praça Cruz Vermelha, nº23Tal
...