Fisiologia Potencial De Ação
Trabalho Escolar: Fisiologia Potencial De Ação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: animalsangel • 11/3/2015 • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 614 Visualizações
Potencial de ação
O potencial de ação é produzido por canais iônicos de passagem, controlada pela voltagem no axônio, e como precisa percorrer uma distancia considerável, regenera-se periodicamente, à medida que se move ao longo do seu trajeto. O potencial de ação geralmente é considerado um fenômeno de “tudo ou nada”, porque sempre ocorre em sua forma completa uma vez disparado. Por isso a magnitude da estimulação pré-sináptica de outros neurônios simplesmente determina se o potencial de ação acabará sendo iniciado no axônio do neurônio pós-sináptico. Ele não controla a magnitude nem a duração do potencial de ação em questão. Nesse sentido o potencial de ação é como o tiro de uma arma de fogo. É preciso que haja força bastante no gatilho para alcançar o limiar de disparo da arma. Todavia, uma vez disparado o tiro será o mesmo qualquer que seja a maneira exata com que foi disparado.
Ao observar o potencial de ação, algumas fases especificas deste sinal elétrico podem ser identificados.
Estágio de Repouso
Fase que está antes do início do potencial de ação, chamada de potencial de repouso da membrana. A membrana se encontra “polarizada” durante esse estágio, em razão do potencial de membrana de -90 milivolts negativo existente.
Estágio de Despolarização
Nessa etapa, a membrana fica repentinamente muito permeável aos íons sódio, permitindo que uma grande quantidade de íons sódio, positivamente carregados, se difunda para o interior do axônio. O estado normal de “polarização” de -90 milivolts é de imediato neutralizado pelo influxo dos íons sódio com carga positiva, com o potencial aumentando rapidamente para um valor positivo. Isso é referido como despolarização. Nas fibras nervosas de maior calibre, o grande excesso dos íons sódio positivos que se deslocam para dentro da fibra faz com que o potencial de membrana “ultrapasse” rapidamente o nível zero e se torne positivo. Em muitos neurônios do sistema central e em algumas fibras delgadas, o potencial de membrana se aproxima do nível zero, não ultrapassando para chegar ao estado positivo.
Estágio de Repolarização
Em alguns milésimos de segundos, após a membrana ter ficado muito permeável aos íons sódio, os canais de sódio começam a se fechar e os canais de potássio se abrem mais que o normal. Então, a rápida difusão dos íons potássio para o exterior restabelece o potencial de repouso negativo da membrana. Isso é citado como repolarização da membrana.
O sufixo polarização refere-se a uma diferença resultante nas cargas positiva e negativa, através da membrana neural. Se não houvesse diferenças de cargas positivas e negativas através da membrana, esta não se polarizaria.
O termo despolarização refere-se normalmente a uma mudança no ( Vm) de um valor negativo de repouso para um menos negativo, ou seja, haverá menor diferença na carga negativa e positiva através da membrana, como ocorre quando se torna menos polarizada ou despolarizada.
Repolarização significa simplesmente a inversão de uma despolarização anterior.
*(Vm)= voltagem da membrana
O s Papéis de Outros Íons no Potencial de Ação
Até o momento, consideramos apenas a participação dos íons sódio e potássio no potencial de ação. Pelo menos dois outros tipos de íons devem ser considerados: ânions negativos e íons cálcio.
Ânions
Nos axônios existem vários íons com carga negativa que não podem passar pelos canais da membrana. Dentre eles estão os ânions das proteínas moleculares de muitos compostos orgânicos de fosfato, compostos de sulfato e assim por diante. Como esses íons não podem sair do axônio, qualquer déficit de íons positivos no lado de dentro da membrana cria excesso desses ânions negativos. Esses ânions negativos são responsáveis pela carga negativa dentro da fibra, quando existe um déficit real de íons potássio com carga positiva e de outros íons positivos.
Íons Cálcio
A membrana de quase todas as células do corpo contém uma bomba
...