Fontes de infecção por dengue
Artigo: Fontes de infecção por dengue. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 1/10/2014 • Artigo • 247 Palavras (1 Páginas) • 273 Visualizações
1. DENGUE
Doença febril aguda de curta duração, gravidade variável, causada por vírus e transmitida por mosquitos infectados. Apresenta-se sob duas formas: Dengue Clássica e Dengue Hemorrágica. O agente causal em ambas as formas, é um vírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, do qual se conhecem quatro sorotipos: DEN 1, 2, 3 e 4.
Os vetores são fêmeas de mosquitos culicídeos pertencentes ao gênero Aedes, sendo Aedes aegypti o mais importante transmissor da doença. Entre outros vetores de menor relevância epidemiológica encontra-se Aedes albopictus, considerado vetor secundário na Ásia porém ainda não associado à transmissão de dengue nas Américas, embora já ocorra também neste continente.
Na África e na Ásia foram isolados vírus de dengue de alguns macacos que exerceriam, portanto, o papel de reservatórios. No entanto tal fato ainda não foi constatado no continente americano.
A fonte de infecção é o homem e neste se desenvolve a doença. A transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito infectada. As fêmeas dos mosquitos são capazes de transmitir o vírus porque são hematófagas, ou seja, sugam sangue.
A susceptibilidade ao vírus da dengue é universal.
A imunidade é permanente e ao sorotipo específico, ou seja, os infectados, por exemplo, pelo sorotipo 1 tornam-se imunes em relação a este, mas podem vir a ser infectados por qualquer um dos outros 3 sorotipos.
O homem, após receber a picada infectante, leva de 3 a 15 dias (geralmente de 5 a 6 dias), para apresentar os primeiros sintomas.
...