TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fungos De Interesse Ambiental X Funcionalidade

Exames: Fungos De Interesse Ambiental X Funcionalidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE SÃO FUNGOS?

Fungos são organismos eucarióticos quimio-heterotróficos, absorvem componentes orgânicos como fonte de energia. São aeróbios em sua grande maioria, mas alguns fungos anaeróbicos estritos e facultativos são conhecidos. Podem ser uni ou multicelulares e reproduzem-se sexuada ou assexuadamente. Alguns fungos apresentam ciclo parassexuado. Possuem parede celular rígida que pode ser composta de celulose, glicanas, mananas ou quitina e membrana celular com esteróis presentes. Seu principal material de reserva é o glicogênio.

Fungos unicelulares

As leveduras são fungos unicelulares não-filamentosos, caracteristicamente esféricas ou ovais.

Reproduzem-se por brotamento e formam colônias pastosas ou cremosas.

Fungos multicelulares

As colônias algodonosas, aveludadas ou pulverulentas são formadas por fungos de organização multicelular, os fungos filamentosos. O corpo de um fungo filamentoso é composto de longos filamentos de células conectadas, as hifas. Quando elas são divididas em unidades celulares uninucleadas, são chamadas hifas septadas. Os septos possuem poros que

fazem com que o citoplasma das células se comunique. Em algumas classes de fungos as hifas não têm septos e são denominadas cenocíticas.

Fungos dimórficos

Fungos que exibem forma de crescimento uni e multicelular. Apresentam forma de levedura in vivo e a 37ºC, mas quando cultivados a 25ºC apresentam forma filamentosa. Outros fatores que regulam o dimorfismo são a concentração de CO2 e pH do meio.

IMPORTÂNCIA AMBIENTAL

Os fungos utilizam uma variedade de substratos como fontes de carbono, entretanto, alguns grupos se especializaram em degradar substratos particulares, tornando-se mais competitivos perante outros microrganismos. Por essa razão os fungos são encontrados em praticamente todos os ambientes no planeta.

Apesar de estarem presentes na natureza em maior número que os animais, por exemplo, na maioria das vezes são observados somente quando espécies terrestres produzem bonitos cogumelos ou orelhas de pau. Porém, passa despercebida a importante ação desses organismos na manutenção e ciclagem de nutrientes na natureza.

Como não podem sintetizar moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas como fazem as plantas, os fungos são heterotróficos e obtêm energia degradando material orgânico depositado na natureza e colonizado por eles. Podem também parasitar plantas, animais e ainda outros fungos. Esses organismos secretam enzimas no substrato onde se encontram e absorvem as moléculas resultantes da ação dessas enzimas. Com isso, além de obterem nutrientes para seu crescimento também disponibilizam os produtos resultantes da degradação para ação de outros microrganismos, e por essa razão são os degradadores primários de material orgânico na natureza, participando ativamente nos ciclos de carbono, nitrogênio e fósforo além de outros nutrientes.

Percebemos como os fungos são importantes para manutenção da vida no planeta se considerarmos que em uma floresta, por exemplo, ocorre grande deposição de material vegetal como troncos, galhos e folhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com