Funções, sinais vitais e suporte
Seminário: Funções, sinais vitais e suporte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emilene10 • 12/5/2014 • Seminário • 457 Palavras (2 Páginas) • 835 Visualizações
Funções, Sinais Vitais e de Apoio
Conhecimento dos sinais que o corpo emite e servem como informação para a determinação do seu estado físico.
As funções vitais do corpo humano são controladas pelo Sistema Nervoso Central, organizado em alto grau de complexidade estrutural e funcional. Estas células são muito sensíveis à falta de oxigênio, cuja ausência provoca alterações funcionais.
Os sinais vitais são sinais que podem ser facilmente percebidos, na ausência deles, existem alterações nas funções vitais do corpo; que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa. Os sinais sobre o funcionamento do corpo humano que devem ser compreendidos e conhecidos são:
· Temperatura,
· Pulso,
· Respiração,
· Pressão arterial.Respiração
A respiração É uma das funções essenciais à vida. Promove permanentemente o suprimento de oxigênio necessário ao organismo. Seu funcionamento processa-se de maneira involuntária e automática.
A obstrução de vias aéreas produz asfixia que, se prolongada, resulta em parada cardiorrespiratória.
A frequência respiratória varia com a idade se levarmos em consideração uma pessoa em estado normal de saúde.
Um adulto possui um valor médio respiratório de 14 - 20 respirações por minuto (no homem), 16 - 22 respirações por minuto (na mulher), enquanto uma criança nos primeiros meses de vida 40 - 50 respirações por minuto.Estado de Consciência
A consciência plena é o estado em que uma pessoa mantém o nível de lucidez que lhe permite perceber normalmente o ambiente que a cerca, com todos os sentidos saudáveis respondendo aos estímulos sensoriais.
Há situações em que uma pessoa pode apresentar sinais de apreensão excessiva, olhar assustado, face contraída e medo. Esta pessoa certamente não estará em seu pleno estado de consciência.
Uma pessoa pode estar inconsciente por desmaio, estado de choque, estado de coma, convulsão, parada cardíaca, parada respiratória, alcoolismo, intoxicação por drogas e uma série de outras circunstâncias de saúde e lesão.Motilidade e Sensibilidade do Corpo
Quando há incapacidade de uma pessoa consciente realizar certos movimentos, pode-se suspeitar de uma paralisia da área que deveria ser movimentada:
A incapacidade de mover o membro superior depois de um acidente pode indicar lesão do nervo do membro.
A incapacidade de movimento nos membros inferiores pode indicar uma lesão da medula espinhal.
O desvio da comissura labial (canto da boca) pode estar a indicar lesão cerebral ou de nervo periférico (facial).
Quando um acidentado perde o movimento voluntário de alguma parte do corpo, geralmente ela também perde a sensibilidade no local Asfixia
Pode ser definida como sendo parada respiratória, com o coração ainda funcionando.
Acontece em traumatismos que atingem a cabeça, a boca, o pescoço, o tórax; por
...