Genética
Seminário: Genética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglasgratuito • 12/8/2014 • Seminário • 848 Palavras (4 Páginas) • 384 Visualizações
1- Anatomia é uma ciência que estuda a estrutura física dos seres vivos. Os órgãos internos e externos, suas interações, funcionamento, localização e disposição são os principais aspectos estudados pela Anatomia.Já a Anatomia Humana tem como foco o estudo do corpo humano e é considerada uma das ciências básicas da Medicina.
2- E como um mapa,que se divide em continentes,paises etc,so que no caso do corpo sao dividido em (planos seccionais)e (Planos Tangenciais).Segue abaixo a divisao anatomica do corpo
a) Planos Seccionais: quatro planos são fundamentais:
1) Plano Mediano: plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Parassagital, usado pelos neuroanatomistas e neurologistas é desnecessário porque qualquer plano paralelo ao plano mediano é sagital por definição. Um plano próximo do mediano é um Plano Paramediano.
2) Planos Sagitais: são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano.
3) Planos Frontais (Coronais): são plano verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trás). 4) Planos Transversos (Horizontais): são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.
b) Planos Tangenciais: suponhamos, agora, que o indivíduo, em posição anatômica, esteja dentro de um caixão de vidro. As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos tangenciais:
* Plano Superior: seria a parede que está por cima da cabeça
* Plano Inferior: é o que se situa por baixo dos pés.
* Plano Anterior: é o plano que passa pela frente do corpo.
* Plano Posterior: é o que formaria o fundo do caixão, ou seja atrás das costas.
* Planos Laterais: são as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), do lado direito e esquerdo.
3- A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. As discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta, sua postura ou a relação entre uma e outra área assumem que o corpo como um todo está numa posição específica chamada POSIÇÃO ANATÔMICA. Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada. O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.
4- O corpo humano é dividido em cabeça, pescoço, tronco e membros.
5- Posição SUPINA e PRONA são expressões utilizadas na descrição da posição do corpo, quando este não se encontra na posição anatômica.
POSIÇÃO SUPINA ou DECÚBITO DORSAL – o corpo está deitado com a face voltada para cima.
POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo.
DECÚBITO LATERAL – o corpo está deitado de lado.
POSIÇÃO DE LITOTOMIA – o corpo está deitado com a face voltada para cima, com flexão de 90° de quadril e joelho, expondo o períneo.
POSIÇÃO DE TRENDELEMBURG – O corpo está deitado com a face voltada para cima, com a cabeça sobre a maca inclinada para baixo cerca de 40°.
6- Nível Químico
Inclui
...