Giardia lamblia
Tese: Giardia lamblia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: simbalele • 29/10/2014 • Tese • 385 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Giardia lamblia
Características gerais:
Faixa Etária mais atingida: 0 a 3 anos
60 dias o parasito dura no meio externo
Nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar a perda de peso e desidratação.
Muitas vezes assintomática
Período de incubação - depois de um período de incubação que varia de 5 a 25 dias, com uma média de 7 a 10 dias, podem aparecer infecções sintomáticas típicas.
Morfologia
Cisto (ovo) FASE INFECTANTE
Trofozoito (adulto)
-Dentro do organismo(interno)
- Sai nas fezes
Ciclo Biológico:
Transmissão:
A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozoítos sofrem divisão binária e chegam à luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos à mucosa intestinal, por mecanismo de sucção. A formação do cisto ocorre quando o parasita transita o cólon, e neste estágio os cistos são encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na água fria, através de sua espessa camada.
Vetores Ferômonios: Moscas e baratas
Diagnóstico:
A Giardia lamblia identificação dos cistos ou trofozoítos nas fezes; o médico deve repetir o exame pelo menos três vezes antes de fechar o diagnóstico, através de exames diretos e processos de concentração. A identificação de trofozoítos no liquido duodenal e na mucosa através da biopsia do intestino delgado pode ser um importante método diagnóstico. É muito importante que seja feito o diagnóstico diferencial com outros patógenos que podem causar um quadro semelhante. A suspeita de casos de Giardia e outras diarréias devem ser notificadas à vigilância epidemiológica local, regional ou central, para que a investigação epidemiológica seja desencadeada na busca dos fatores causadores e medidas de controle sejam tomadas. O serviço de saúde deve registrar o quadro clínico do paciente e sua história de ingestão de água e alimentos suspeitos nas últimas semanas, bem como, solicitar os exames laboratoriais necessários para os casos suspeitos.
Medida de controle:
Fonte de infecção - Eliminar
Saneamento Básico adequado
Saúde Pública- Educação
Medidas preventivas: Prevenir é o melhor remédio!! Parasitos são inevitáveis.
...