Gram
Dissertações: Gram. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jairton123456789 • 16/3/2015 • 1.721 Palavras (7 Páginas) • 264 Visualizações
tecnica degramEstudo dirigido com avaliação
1) Quais são as implicações práticas para a célula bacteriana em ter uma relação de área superficial por volume alta?
R: Em termos práticos, isto significa que existe uma grande superfície através da qual os nutrientes podem entrar em relação a um pequeno volume de substância celular a ser alimentada. Esta característica é responsável em parte, pela alta taxa de metabolismo e crescimento da bactéria.
2) Desenhar uma célula bacteriana e identificar suas partes.
R: Em anexo.
3) Quais são as diferentes formas e funções da glicocálix da célula bacteriana?
R: Formas variáveis e constantes.
VARIÁVEIS – as glicoproteinas e as glicoaminoglicanas, sintetizadas e incorporadas à membrana plasmática.
CONSTANTES – Fragmentos glicídicos acrescidos às glicoproteinas e glicolipidios.
Quanto às funções: proteção, obstáculo de difusão, coesão celular e inibição por contato. Proporciona resistência à membrana plasmática agindo contra agressões físicas e químicas do meio externo conferindo capacidade de reconhecimento de substâncias nocivas e retenção de nutrientes.
4) Comparar a estrutura e a composição química das paredes celulares de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas.
R : Gram-negativas: paredes mais finas, mais complexas, possuem uma membrana externa cobrindo uma camada fina de peptideoglicano, a camada de peptideoglicano das Gram-negativas representa somente 5 a 10% do peso seco da parede celular. Esta camada é encontrada no espaço periplasmático entre a membrana citoplasmática e a membrana externa, as paredes são constituídas por lipossacarideos.
Gram- positivas: mais espessas, mais simples, têm uma quantidade maior de peptideoglicano em sua parede celular que representa 50% ou mais do peso seco da parede de algumas espécies Gram-positiva, não possuem membrana externa como parte de sua parede celular e não possuem também o espaço periplasmatico.
5) Explicar a função das porinas na membrana externa de células bacterianas Gram-negativas.
R: Atuam como canais para a passagem de pequenas moléculas hidrofílicas, participando assim do processo de nutrição. As porinas podem ser especifica, contendo sítios de ligação para um ou mais substratos, ou inespecifica, compondo canais aquosos.
6) O que são mesossomos e quais são suas funções mais prováveis?
R: O mesossomo é uma invaginação, com a forma de vesículas ou lamelas da membrana celular. São proeminentes em bactérias Gram-positivas. Podem aparecer perto da membrana celular ou aprofundar-se no citoplasma. Os mesossomos mais profundos parecem estar ligados ao material nuclear da célula. Parecem estar envolvido na replicação do DNA e na divisão celular. Os mesossomos periféricos parecem estar envolvidos na secreção de certas enzimas a partir da célula, tais como as penicilinases que destroem a penicilina.
7) Onde se localizam os ribossomos na célula bacteriana?
R: Os ribossomos estão dispersos no citoplasma. São encontrados tanto em células procarióticas como eucarióticas. Alguns ribossomos são encontrados lires no citoplasma procariótico, enquanto outros ,principalmente aqueles envolvidos com sintese de proteínas secretadas estão associados com a superfície interna da membrana citoplasmática.
8) Quando os ribossomos são o sítio de uma ação antibiótica, que processo metabólico é inibido?
R: Inibe a síntese de proteínas tais como a estreptomicina, neomicina e tetraciclinas
9) Descrever algumas propriedades únicas dos endósporos bacterianos.
R: São exclusivos das bactérias. Possuem parede celular espessa, são altamente refrateis e altamente resistente às mudanças de ambiente. Quando liberados da célula mãe podem sobreviver ao calor e ao dessecamento intenso e à exposição a compostos químicos tóxicos.
10) Explicar por que a formação dos endósporos nas bactérias não é um modo de reprodução da célula.
R: Sob certas condições ambientais, como falta de nutrientes ou água, algumas espécies de bactéria formam estruturas chamadas de endósporos. Ele resulta da desidratação da célula bacteriana e da formação de uma parede grossa e resistente em torno do citoplasma desidratado. Nessas condições, o endósporo é capaz de permanecer anos com a atividade metabólica suspensa, resistindo ao calor intenso, a falta de água entre outras condições precárias. Portanto, a esporulação está relacionada à formação de estrutura capaz de conferir resistência às bactérias e não à reprodução celular.
11) Descrever o arranjo único dos microtúbulos que formam os flagelos e os cílios eucarióticos:
R: Os cílios e os flagelos são compostos de nove grupo (9) de dois (2) microtúbulos periféricos e de um grupo de dois microtúbulos centrais.(organização microtubular na base 9 + 2). Microtúbulos são bastonetes muito finos presentes em todos os tipos de células microbianas eucarióticas.
12) Como as organelas locomotoras das células procarióticas diferem daquelas das células eucarióticas com relação aos mecanismos de obtenção de energia e movimentação?
R: Os flagelos e cílios eucarióticos são estrutural e funcionalmente mais complexos do que as suas partes equivalentes em procarióticos. Os apêndices eucarióticos são formados de microtúbulos agrupados.
Eles obtêm energia e se movem de maneira diferentes das mesmas estruturas em procarióticos.
13) Explicar por que o glicocálix tem importância em um processo infeccioso dos microrganismos patogênicos.
R: O glicocálix pode formar uma cápsula protetora ao redor da bactéria. Pode evitar a adsorção e lise da célula por bacteriófagos.
14) Explique por que o peptideoglicano tem sido chamado de urna “macromolécula em forma de bolsa”.
R: O peptideoglicano é um polímero poroso e insolúvel de grande resistência. Encontrado somente em procariotos, peptideoglicano é uma macromolécula simples, que circunda a célula como uma rede.
15) Como a composição química da parede celular
...