HIPERTROFIA
Exames: HIPERTROFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valeria_henrike • 10/11/2014 • 547 Palavras (3 Páginas) • 780 Visualizações
Hipertrofia
Hipertrofia significa o aumento do tamanho de um órgão em consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura e pode ser provocada por fatores biológicos como o crescimento na fase de puberdade, a dilatação do útero durante a gravidez, etc., ou de forma forçada através da prática de musculação e do consumo de suplementos alimentares. Também acontece de forma patológica, como é o caso de Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) ou de hipertrofia do miocárdio (músculo cardíaco).
A hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura. O processo de crescimento é consequência da exigência física à qual é submetido o corpo ou devido aos estímulos hormonais que atuam em determinados tecidos. A prática de musculação, juntamente com o ajustado funcionamento do metabolismo do organismo, é o método mais eficaz para obter massa muscular. No entanto, os treinos devem ser acompanhados por profissional especializado, assim como a orientação no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos e proteínas) para a ocorrência de hipertrofia.
O consumo desequilibrado de substâncias (anabolizantes e esteróides) que proporcionam o rápido aumento de massa muscular, pode representar um grave atentado à saúde.
Atrofia
A atrofia muscular é a emaciação ou perda do tecido muscular.
A atrofia muscular é caracterizada pela diminuição do volume muscular causado pela inatividade. Ela pode ser originada por alguma doença neurológica ou simplesmente pela falta de uso de um determinado grupo muscular, como ocorre, por exemplo, ao ter um membro engessado por algum tempo.
Causas
Algumas atrofias musculares ocorrem normalmente com o avanço da idade. Entre as outras causas possíveis estão:
Miopatia associada ao álcool
Esclerose lateral amiotrófica (ELA ou doença de Lou Gehrig)
Queimaduras
Dermatomiosite e polimiosite
Síndrome de Guillain-Barre
Lesões
Tratamento por muito tempo à base de corticosteroide
Longos períodos de imobilização
Neuropatia motora (como neuropatia diabética)
Distrofia muscular
Osteoartrite
Pólio
Artrite reumatoide
Subnutriçãograve
Lesão da medula espinal
Derrame
Tratamento para atrofia muscular
Quando a atrofia muscular não é causada por nenhuma doença neurológica seu tratamento consiste na prática de exercícios de fortalecimento, mas quando há alguma doença neurológica envolvida, os exercícios musculares podem somente
...