Hepatite A E Esquistossomose
Ensaios: Hepatite A E Esquistossomose. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: severuss • 28/10/2013 • 797 Palavras (4 Páginas) • 692 Visualizações
Hepatite A
Infecção provocada pelo vírus da Hepatite A Enterovírus VHA, sobrevive cerca de um ano a uma temperatura de 10 a 20°C, passando facilmente pelos filtros que retêm bactérias.
O vírus HVA ou VHA é muito resistente. Ele pode sobreviver nas seguintes condições:
30 dias em alimentos secos (como pães e bolachas).
10 meses em frutas congeladas a -30ºC.
19 dias em mariscos crus.
89 dias em águas minerais mantidas a 20ºC.
O vírus é absorvido pelo aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando neste órgão a inflamação.
Hepatite A tem transmissão fecal-oral, contato inter-humano, relações sexuais além de ser transmitido também por ingestão de alimentos e agua contaminados pelo vírus.
Alguns sintomas são : febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia (quando a ictericia é intensa pode ocorrer prurido cutaneo), fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola são outros sinais possíveis da enfermidade. Porem nem todas as pessoas apresentam sintomas e a hepatite A pode passar desapercebida ou apresentando os mesmos sintomas de uma virose qualquer.
O diagnostico pode ser feito pelo quadro clinico do paciente ou pela realização de exames laboratoriais específicos para Hepatite.
O tratamento geralmente é sintomatico e a Hepatite A não costuma deixar sequela, lembrando que o paciente deve ficar isolado e seus objetos pessoais devem ser separados. É interessante lembrar que o paciente não precisa de isolar de tudo e deve ficar confortavel e com alguma coisa que o distraia (TV, revistas, jornais.etc)
Em geral, o quadro de hepatite A se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo.A hepatite A é uma doença de curso benigno, mas potencialmente grave.
Embora não sejam frequentes, complicações podem surgir. Uma delas, a hepatite fulminante, é um quadro que se caracteriza pela necrose maciça e morte das células hepáticas nas primeiras seis a oito semanas da infecção. São raros os casos (da ordem de um para mil ou mesmo para dez mil) de pacientes com mais de 50 anos que sobrevivem a essa forma da doença.
A prevenção inclui boa higiene corporal e sanitária, lavar as mãos corretamente após o uso do sanitário e antes das refeições, evitar o consumo de bebidas e alimentos que não se conhecem a procedência, evitar alimentos crus (principalmente ostras), não se banhar em aguas sujas ou poluídas, não consumir agua de poço, bica, mina ou caminhão pipa sem ferve-la ou filtra-la antes.
Manter a vacinação em dia, constatar que pessoas que trabalham com alimentação façam exames periódicos, promover a orientação e as campanhas educativas também são metodos muito úteis de prevenção.
Fontes:
http://www.soshepatites.org.pt/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://drauziovarella.com.br/
ESQUISTOSSOMOSE
A esquistossomose é causada por platelmintos (grupo de vermes achatados, pois não possuem aparelho respiratório/circulatório )da classe Trematoda. Estes ocorrem em diversas regiões do mundo, sendo que, no Brasil, o responsável pela doença é o Schistossoma
...