Histórico de casos
Artigo: Histórico de casos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaribas • 17/11/2014 • Artigo • 613 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
4.10 Estudo de Caso
Identificação: L.N
Sexo: Feminino
Idade: 24 anos
Estado Civil: Casada
Profissão: Trabalhadora Rural
Religião: Católica
Naturalidade: Salinas
Cor: Parda
Queixa principal:
Paciente relata cefaléia persistente, epigastralgia e edema localizado em membros inferiores.
Historia progessa:
Paciente estava em uso de método anticonceptivo ciclo 21, teve seis consultas pré-natal sendo realizadas em consultório particular, com hipertensão na gestação atual, não possui antecedentes patológicos e nem cirúrgicos, não teve gestações anteriores, iniciou o uso de metildopa no 3º trimestre de gestação, não alérgica a medicamentos, não e tabagista e faz uso de álcool socialmente, com tipo sanguíneo o+.
Historia socioeconômica:
Possui 2° grau completo, casada, reside em casa própria com o esposo e a sogra, com água de cisterna e energia elétrica, sem rede de esgoto.
Exame físico:
Paciente consciente, ativa, normocorada, verbalizando, eupnéica, sem deformidades físicas, com edema localizado em membros inferiores, função intestinal e urinaria presentes, abdômen gravídico, deambulando normalmente.
Temperatura axilar: 36.5ºc, pulso: 89 bpm, respiração: 16 irpm, p.a: 170x110 mm/hg, spo2: 98%, realizado testes rápidos de VDRL e teste rápido para HIV ambos com resultados negativos.
Historia ginecológica:
GPA: G1 PO AO dum: 25-01-14 Dpp: 02-11-14 IG: 335 2 d.
Paciente apresentando colo fechado, centralizado, grosso, bolsa integra, polo cefálico, dinâmica interina -, BCF+ 145 bpm.
Diagnostico: A DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez) pode ser definida como uma manifestação clínica e laboratorial resultante do aumento dos níveis pressóricos em uma gestante, previamente normotensa, a partir da 20a semana de gestação. A eclampsia e responsável por parcela significativa dos casos de mortalidade e perinatal sendo frequentemente associada a complicações de órgão vitais como o sistema nervoso central, o fígado e os rins.
Manifestações clinicas:
• Ganho de peso pode ser o primeiro indicio acima de 450g por semana, aparti da vigésima semana.
• Hipertensão arterial
• Proteinúria
• Edema maleolar
Paciente usa medicamentos:
Metildopa
Efeitos: agente anti-hipertensão no tratamento da hipertensão arterial moderada e severa incluindo a hipertensão maligna.
Ações esperadas: a metildopa e um eficaz agente no controle da hipertensão arterial, seu inicio de ação ocorre aproximadamente em 2 horas com ação persistente por ate 24 horas.
Posologia: a posologia usual de inicio d metildopa e 250 mg 2 ou 3 vezes por dia, nas primeiras 48 horas. A seguir a posologia diária pode ser aumentada ou diminuída preferencialmente
...