IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DA CURVA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
Por: genrosso • 26/12/2016 • Monografia • 3.081 Palavras (13 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DA CURVA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
Maceió
2002
[pic 2][pic 3]
IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DA CURVA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
Trabalho de Graduação apresen-tado à Universidade Federal de Alagoas - Centro de Ciências da Saúde - como critério parcial para conclusão do Curso Médico.
Orientador: Profa. Iasmim de A. C. Duarte
Professora de Pediatria da Univer-sidade Federal de Alagoas.
Maceió
2002
Epígrafe
Se o homem é inteligente, logo deve ser inteligente a causa que o criou – a Suprema Inteligência.
(Sócrates, sábio Grego, 468-400 d.C.)
[pic 4]
ÍNDICE
Lista de abreviaturas V
Resumo VI
Summary VII
1.0 Introdução 1
2.0 Literatura 3
2.1 Crescimento 4
2.2 Pontos Históricos 5
2.3 Fatores que Influenciam o Crescimento 7
2.4 Fases do Crescimento 9
3.0 Objetivos 16
4.0 Discussão 18
5.0 Conclusões 20
6.0 Referências Bibliográficas 22
LISTA DE ABREVIATURAS
AIG - Adequados para a Idade Gestacional
DPC - Desnutrição Protéica-calórica
MS – Ministério da Saúde
NCHS - National Center Health Statistics (Centro Nacional de Estatísticas em Saúde)
OMS – Organização Mundial de Saúde
PIG – Pequeno para a Idade Gestacional
PNSN - Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição
[pic 5]
____________________ 1.0 Introdução
A vigilância do crescimento da criança – como indicador de saúde e bem-estar geral – converte-se na base da atenção pediátrica integral e adquire grande valor para detecção precoce de alterações do desenvolvimento e da avaliação do estado de nutrição de indivíduos e grupos da população (OPAS apud CARVALHO FILHO, 1991).
Os profissionais do Planejamento das Políticas de Saúde podem avaliar a saúde e o estado nutricional da população infantil, guiados por dados do crescimento.
O estado do crescimento se apresenta como um instrumento importante para a monitorização da saúde e nutrição das populações, especialmente nos países em desenvolvimento, sob circunstâncias ecológicas e econômicas deficientes (TANNER, 1989).
O estudo do crescimento do ser humano vem sendo realizado por meios antropométricos, bioquímicos, clínicos e dietéticos. Segundo a UNICEF (apud CARVALHO FILHO, 1991), devido a um grande número de afetados no crescimento, ao redor do mundo, a antropometria feita como o método mais viável, na detecção dos déficits de crescimento, pela maior facilidade oferecida para a sua realização.
Denominou de AUXOLOGIA (do grego auxo = “eu cresço” e logos = ”estudo”), a ciência que estuda o crescimento.
Definiu-se ANTROPOMETRIA NUTRICIONAL como sendo medidas das variações das dimensões físicas e da composição corporal em diferentes idades e graus de nutrição.
A importância da antropometria está em identificar os casos iniciais de desnutrição protéica-calórica impedindo que os quadros de Marasmo possam ser desenvolvidos (SUSANNE et al 1987; BEATON, 1989).
[pic 6]
____________________ 2.0 Literatura
2.1 CRESCIMENTO
Tem como definição um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida. É no embrião, no feto, na criança pequena e na adolescência, que o crescimento se dá com maior intensidade e é nesse período que os fatores ambientais mais influenciam.
O crescimento é considerado como um dos melhores fatores indicadores de saúde da criança, pois pe o que mais sofre a influência dos fatores ambientais, do tipo alimentação, doenças, cuidados gerais, higiene, condições de moradia, saneamento, acesso aos serviços de saúde.
Traduz as condições de vida passada e presente da criança.
Se considerarmos que o crescimento da criança se expressa no seu desenvolvimento pleno, neste sentido, crescimento e desenvolvimento se confundem no diagnóstico integrado das condições e saúde da criança. É bom lembrar que o tamanho do corpo é resultante
De uma acumulação de exposições ao longo da vida da criança.
O melhor caminho para acompanhar a saúde e o desenvolvimento da criança é a monitorização do seu crescimento. Essa monitorização envolve um acompanhamento do desenvolvimento físico, com medições regulares do peso e da altura, que são consideradas ferramentas importantes para detecção precoce dos problemas de saúde e nutrição da criança.
2.2 PONTOS HISTÓRICOS
A antropometria teve início em 1759, com um estudo longitudinal realizado por MONT BEILLARD, que acompanhou o crescimento do seu filho, o que deu um grande impulso no estudo sobre o crescimento. Com isso, o belga QUETELET, em 1830, assinalou usa importância, realizando os primeiros ensaios sistemáticos antropométricos da criança (MARTORELL, 1981).
Os trabalhos de vários pioneiros foram decisivos na implantação da antropometria, como VILLERMÉ, considerado um dos fundadores da Saúde Pública, na sua publicação, em 1829, considerando que a pobreza era claramente associada com a existência de adultos pequenos, ao que ele atribuiu à pobre nutrição e doenças durante a infância; CHADWICK, que me 1812 contribuiu com seus estudos sobre morbidade, mortalidade e estatura das crianças que trabalhavam nas indústria têxteis, e para a proibição do trabalho para crianças menores de 9 anos; BOWDITCH, que em 1875, em crianças escolares de Boston, comparou o crescimento infantil com as diferenças ocupacionais e local de nascimento dos pais, e depois realizou, em IOWA, o segundo estudo longitudinal de crescimento físico, desde o nascimento, até a idade adulta; FRANZ BOAS, conhecido por ter realizado o primeiro estudo longitudinal de crianças escolares em Massachusetts, o qual Tanner chama de pai da Auxologia Humana, tendo sido um líder aplicando novas técnicas de estatísticas para os problemas de crescimento. Estes cientistas, entre outros mais, propiciaram o desenvolvimento e a ampliação dos estudos sobre o crescimento (MARTORELL, 1981; VALADIAN, 1988).
...