ISO-STRETCHING
Artigo: ISO-STRETCHING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aluno5 • 11/1/2014 • Artigo • 605 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
ISO-STRETCHING
Chamado também de Cinésioterapia do Equilíbrio ou ainda, Ginástica de Manutencão, o Iso-stretching foi criado por Bernard Redondo. na cidade de Albi na França em 1974.
O método visa fortalecer, por meio de exercícios apropriados, as diferentes estáticas que sustentam o corpo, com maior ênfase aos músculos profundos que sustentam a coluna vertebral. Desta forma utilizamos as contrações isométricas (com pequenos ou nenhum grau de movimento) dos abdominais. glúteos, músculos da coxa e cintura escapular, os alongamentos, o autocrescimento e o trabalho respiratório.
A contração dos abdominais solicita um grande equilíbrio da coluna lombar. Quanto aos glúteos, músculos esquecidos, pouco a pouco revelam-se firmes e estabilizam a estática de base da coluna. A contração dos músculos da coxa também contribuem para esta estabilização.
O trabalho respiratório é feito com uma expiração forçada e prolongada, desta forma os músculos da caixa torácica proporcionam equilíbrio da cintura escapular e coluna dorsal. Também a ação da respiração sobre o diafragma (músculo principal da respiração) fixa a coluna vertebral e proporciona um relaxamento da parte alta do corpo (músculos do pescoço e ombro), que estão frequentemente contraturados.
Quando as estruturas acima citadas, estão em equilíbrio os movimentos que seguem ao pescoço, braços, escápulas, cintura, coxas, joelhos e tornozelos ocorrem sem causar qualquer desordem pois quando colocamos o corpo em posições corretas evitamos as compensações. Entretanto as posições da vida diária em pé ou sentados em acentos confortáveis, traduzem a um grande desequilíbrio muscular que causam atrofia da musculatura profunda levando a tensões nas fibras de todos os tecidos, músculos, ligamentos, cartilagens, etc. e ainda irritações das terminações nervosas: iniciando um processo doloroso.
O Iso-Streching mantém e controla o corpo no espaço, não é traumatizante é suficientemente completo para flexibilizar as partes rígidas e fortalecer as debilitadas, solicitando o máximo de comandos musculares induzindo ao cérebro a percepção das posturas corretas, assegurando, ainda, o controle da respiração e participação ativa do indivíduo.
Com evolução a correção postural melhora assim que aumentamos o número de fibras musculares solicitadas (através da concentração e vigilância), e a posição torna-se perfeita modificando os eixos de tensões musculares e corrigindo as alterações de todo o corpo
Certos de que a dinâmica e a mobilidade são usadas normalmente nas atividades da vida diária, é necessário aprender a controlar o corpo para melhor preparar os movimentos e favorecer o trabalho de controle, mantendo o corpo ereto e protegido do relaxamento.
Na prática, são feitas duas sessões por semana onde são executadas nove ou doze repetições de cada exercício, que são breves, não sobrecarregam e proporcionam a adaptação muscular. Podem causar algumas dores musculares, durante 24 horas, devido ao esforço muscular realizado.
Após alguns meses de tratamento encontramos resultados como:
-
...