Identificação De Diferentes Tipos De células
Artigo: Identificação De Diferentes Tipos De células. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayarapatricia • 20/3/2015 • 488 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A célula é a unidade básica da vida em que existe uma complementaridade entre estrutura e função. Embora a teoria celular tenha sido estabelecida por Schaleiden e Schwann em 1838 e 1939, a primeira observação de célula já havia ocorrido em 1665, (CARVALHO 2013).
De acordo com Linhares (2005), a dominância célula foi criada em 1665 pelo cientista inglês Robert Hooke. Que ao examinar cortes de cortiço em um microscópio rudimentar, observou inúmeros compartimentos, que na realidade representavam espaços (celas) ocupados por unidades mortas.
A célula tem a capacidade de manter vida e de transmiti-la, elas surgem apenas de outras células preexistentes. As células podem apresentar estrutura e forma variadas, geralmente associadas a especializações funcionais.
A aula teve como objetivo aprimora os conhecimentos, e proporcionar experiências nas questões praticas de identificação de células, e preparo de amostras de células.
2. MATERIAIS
a) Vidrarias:
Lâmina
Lamínula
b) Equipamentos:
Microscópio óptico
c) Outros materiais:
Conta-gotas
Óleo de imersão
Corante ( azul de metileno)
3. METODOLOGIA
Na parte 1 da aula pratica foi feito o preparo das lâminas que foram observadas. Onde o preparo de cada célula foi da seguinte maneira:
1- célula da epiderme do bulbo da cebola (allium cepa L.)
retira com uma pinça, uma porção da epiderme interna de uma escama do bulbo da cebola.
Coloque-a sobre a lâmina com uma gota de água.
Cubra com lamínula.
Deite uma ou duas gotas de azul de metileno ao longo de um dos bordos da lamínula.com papel de filtro, aspire na margem oposta ate à infiltração do corante.
2- Célula do epitélio bucal:
Desinfete o dedo indicador com álcool ( ou utilize um swab).
Faça um bochecho com água.
Raspe a parte interna da bochecha com a ponta do dedo.
Esfregue a ponta do dedo numa lâmina e cubra-a com a lamínula.
Deite uma ou duas gotas de azul de metileno ao longo de um dos bordos da lamínula. Com o papel de filtro, aspire na margem oposta até à infiltração do corante.
3- Protozoário:
Utilizando um conta-gotas colete uma gota de água na cultura de protozoários.
Coloque na lâmina e cubra com uma lamínula.
Todas
...