Integração social
Projeto de pesquisa: Integração social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GGJU • 18/10/2014 • Projeto de pesquisa • 357 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
1. APRESENTAÇÃO
A comunidade do Dendê conta com boa parte de todos os habitantes do bairro Edson Queiroz. A Localização dessa comunidade fica entre a Rua Hil Morais por trás da Universidade de Fortaleza e rua C antes do condomínio Village Água Fria, correspondendo somente esse espaço.
Os moradores da comunidade tem acesso à clínica de odontologia da Unifor para realizar procedimentos simples como uma obturação, acesso ao ginásio, à piscina, a pista de atletismo e ao EPJ – Escritório de Pratica Jurídico, presente dentro do campus da Universidade, não se esquecendo do NAMI – Núcleo de Atenção Medica Integrada, que é um grande suporte para aquelas pessoas.
As crianças e adolescentes contam com escolas vinculadas também a Universidade e um posto de saúde, Matos Dourado, posto modelo dentro da capital cearense pela ótima estrutura e excelente atendimento, o posto possui convênio com a UNIFOR.
2. OBJETIVOS
- Descrever os fatores gerais e específicos no contexto da inclusão social observados durante a visita à comunidade;
- Reconhecer a participação da comunidade no processo da Inclusão Social;
- Identificar os programas governamentais inseridos na Política da Inclusão Social direcionados para assistência.
3. DESENVOLVIMENTO
Visitamos os equipamentos dentro do campus, onde os moradores tem acesso através de projetos e cadastros.
A Universidade de Fortaleza conta com excelentes meios de acessibilidade para todos, desde calçadas e rampas à faixa de pedestres com sinalização.
O mesmo não ocorre fora do campus, nos arredores das escolas e do posto Matos Dourado, as calçadas estão esburacadas, os cadeirantes não conseguem se dirigir pela segurança de um acostamento, nem tem acesso a rampas, isso nos arredores, pois dentro do ambiente escolar pudemos perceber que todos tem acesso ao local, à rampas e escadas para as pessoas.
No posto e no NAMI a acessibilidade é universal.
Mas, há presença de bastante lixo e entulhos nas ruas, o que é um incômodo tanto para cadeirantes, quanto para qualquer outro morador.
4. CONCLUSÃO
Os
Pude perceber que os moradores da comunidade do Dendê tem acesso a diversos meios que facilitam suas vidas e que oportunidade para eles não faltam, o que precisa agora é conscientização da comunidade para conservar os equipamentos disponíveis, equipamentos estes que só facilitam sua inclusão social.
...