Maconha
Projeto de pesquisa: Maconha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 86850598 • 29/9/2014 • Projeto de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
*Maconha
1ª - A planta (Iran Felipe)
Planta herbácea de clima quente e úmido, originária da Índia, a maconha (Cannabis sativa) pode atingir até 5 metros de altura. Possui folhas digitadas e flores pequenas, amarelas e sem perfume.
Os primeiros relatos dessa erva no Brasil datam do século XVIII quando era usada para a produção de fibras chamadas de cânhamos (primo sóbrio da Cannabis, imagem do caule). Tais fibras eram obtidas por secagem, esmagamento e agitação que separam as fibras da madeira. Essas fibras foram usadas como velas de navios por séculos e até hoje são utilizadas em cordas, cabos, esponjas, tecidos e fios. As sementes com muitas proteínas e carboidratos são utilizadas na alimentação de pássaros domésticos. Do óleo extraído das sementes fazem-se tintas, vernizes, sabões e óleo comestível.
2ª - Substâncias da maconha (Ericky)
A planta da maconha contém mais de 400 substâncias químicas, das quais 60 se classificam na categoria dos canabinoides. O tetra-hidrocarbinol (THC) é a substância mais associada aos efeitos que a maconha produz no cérebro. A concentração de THC na planta depende de alguns fatores, como solo, clima, estação do ano, época da colheita, processamento após a colheita, etc., por isso os efeitos podem variar bastante de uma planta para outra.
Ao inalar a fumaça da maconha, o THC vai diretamente para os pulmões. Por possuírem uma superfície grande, os alvéolos absorvem facilmente o THC e as outras substâncias. Minutos depois de inalado, o THC cai na corrente sanguínea, chegando até o cérebro.
3ª - Continuação (Emerson)
Em nosso cérebro existem alguns receptores canabinoides que se concentram em lugares diferentes, como no cerebelo e gânglios basais. Esses receptores possuem efeitos em algumas atividades mentais e físicas como memória de curto prazo, coordenação, aprendizado e soluções de problemas.
O THC, também pertencente ao grupo dos canabinoides, copia as ações da anandamida se ligando aos receptores canabinoides e ativando os neurônios, influenciando de forma adversa o cérebro. A interação do THC com o cérebro pode causar sentimentos relaxantes, como sensação de leveza, sendo que outros sentidos também podem se alterar.
4ª - Efeitos em curto e longo prazo (Alisson Passa)
Depois de consumir a cannabis, a pessoa pode apresentar alguns efeitos físicos, como memória prejudicada, confusão entre passado, presente e futuro, sentidos aguçados, mas com pouco equilíbrio e força muscular, perda da coordenação, aumento dos batimentos cardíacos, percepção distorcida, ansiedade, olhos avermelhados por causa da dilatação dos vasos sanguíneos oculares, boca seca e dificuldade com pensamentos e solução de problemas.
As pessoas que fumam maconha também estão suscetíveis aos mesmos problemas das pessoas que fumam tabaco, como asma, enfisema pulmonar, bronquite e câncer.
5ª - Dependência (Gabriel)
Muitos estudos estão sendo feitos a respeito desse assunto, mas ainda não se sabe ao certo se a maconha causa ou não a dependência. Por causa da dificuldade de se quantificar a maconha que atinge a corrente
...