TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mastite Lactacional

Artigos Científicos: Mastite Lactacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

Mastite lactacional

A mastite lactacional e o abscesso mamário podem ser facilmente evitados desde que medidas de intervenção sejam realizadas precocemente nas situações associadas à estase do leite. Assim, aos primeiros sinais de ingurgitamento, bloqueio de ductos, dor e/ou injúrias nos mamilos, deve-se prontamente dar início ao tratamento. Outros fatores de risco para a mastite também precisam ser observados como: idade materna, paridade, reincidência, complicações no parto, nutrição, fatores de defesa do leite, estresse, fadiga, trabalho fora do lar (grandes intervalos entre as mamadas, esvaziamento inadequado da mama), fatores locais da mama (tipo de pele, alergia, reação cutânea ao sol, exposição ao frio), traumatismos, uso de outros alimentos além do leite humano, uso de mamadeiras e chupetas, dentre outros (WHO, 2000).

Na realidade, a prevenção da mastite deve ser feita desde o parto, através do incentivo da mamada na primeira hora de vida, do alojamento conjunto e da amamentação sob livre demanda. Antes da alta hospitalar, a equipe de saúde deve observar a mamada; certificar se a pega está correta e se a mãe sabe fazer a ordenha. Por sua vez, o estimulo a autoconfiança da nutriz, o incentivo ao autocuidado, aos hábitos saudáveis de vida, boa alimentação, higiene básica, tranqüilidade e posições confortáveis para as mamadas se constituem em fatores indispensáveis na prevenção da estase lática.

Visto que a prevenção torna-se a medida mais eficaz, as lactantes devem ser informadas que em caso de aparecimento de qualquer sintoma, não usual, procurar os profissionais de saúde para que o tratamento seja precocemente instituído. Tem sido demonstrado que tanto os casos que habitualmente evoluem para o abscesso quanto para mastite recorrente são aqueles onde se observa um atraso entre o início dos sintomas e a procura do médico (Lawrence, 1999).

Torna-se evidente a importância do suporte de profissionais de saúde com conhecimento sobre o manejo da amamentação e que entenda as dificuldades das fases iniciais da amamentação. É importante ressaltar que, hospitais credenciados como Amigos da Criança, por seguirem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, incorporam em suas rotinas as medidas recomendadas para a promoção do aleitamento materno e de prevenção de dificuldades com a amamentação.

Embora nos dias atuais a incidência de mastite humana, seja relativamente baixa, podemos assinalar de acordo com as observações de Santos-Junior & Barros (2000) que estes parâmetros talvez não correspondam à realidade brasileira, onde a grande maioria das pacientes, mesmo freqüentando serviços de assistência ao pré-natal, não é orientada sobre as intercorrências de amamentação, desconhecendo a importância do diagnóstico precoce, e de medidas profiláticas, comprometendo, desse modo, a assistência dirigida no puerpério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com