Mat. E Tivação De Linfocitos B
Exames: Mat. E Tivação De Linfocitos B. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliavescovi • 14/3/2015 • 379 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
A) REARRANJO DE GENES:
Genes relacionados às imunoglobulinas e ao receptor de células B (BCR):
Cadeias leves κ e λ: codificadas por segmentos gênicos V, J (cadeias variáveis) e C (cadeias constantes)
Cadeias pesadas α, δ, ε, μ e σ: codificadas pelos segmentos gênicos V, D e J (cadeias variáveis) e C (cadeias constantes).
O rearranjo dos vários alelos destes genes pode gerar até 1010 combinações diferentes
**BCR: da família das imunoglobulinas -> sempre formada por duas cadeias proteicas. As cadeias variáveis (V, J) ficam para fora da célula e sofrem um rearranjo de genes de forma aleatória em que alguns segmentos são deletados e outros selecionados, é importante que seja de forma aleatória, já que isso garante a especificidade gênica, porém isso gera vários tipo de moléculas que podem ser úteis ou não. Já as cadeias constantes (C) são a parte que fica ancorada na membrana e para dentro da célula, sendo que há até 5 tipos de cadeias constantes, cada uma codificando uma das cinco classes de anticorpos (IgA, IgG...)
O rearranjo de genes relacionados às Ig’s garante a diversidade de especificidade antigênica dos linfócitos B naives;
OBS: a estrutura do BCR é muito semelhante a dos anticorpos; tem função de transdução de sinal; associado a 2 cadeias laterais (Ig alfa e Ig beta)
...