TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Concepção De Saude-doença

Monografias: Modelos De Concepção De Saude-doença. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 4

Modelo Mágico-religioso ou xamanístico:

Predominante na antiguidade, esse pensamento traz explicações para entender os fenômenos, principalmente as doenças, num aspecto sobrenatural. A doença aqui é resultante da ação de forças alheias como algo que homem não podia tocar, ver , explicar e nem controlar. Esses povos concebiam que espíritos ou forças malignas atacavam o organismo motivados por um pecado ou maldição, que podia ser individual ou coletivo. A doença representava um sinal da ira divina diante dos pecados humanos como uma forma de castigo ou punição, e que somente a devoção e a proximidade com divindades, sacerdotes, feiticeiros ou xamãs eram capazes de trazer cura. Acreditava-se que o mundo era regido por espíritos e deuses bons e maus, e a religião como um todo eram o ponto inicial para compreensão de como organizar o cuidado para com o ser humano e com mundo.

Modelo Holístico

Modelo difundido na antiguidade e praticado na medicina hindu e chinesa. Este modelo é guiado pela noção de equilíbrio, ou seja, mais de uma força é responsável pela harmonia do ser em todos os aspectos, da homeostasia fisiológica ao humor do indivíduo. Um desequilíbrio, mesmo que pequeno, nessa harmonia permite o surgimento da doença. As causas estavam diretamente relacionadas ao ambiente físico, aos astros, ao clima, etc. Sendo assim, buscava a adequação necessária para a manutenção do equilíbrio corporal no meio em que vivia.

Modelo empírico-racional (Hipocrático)

Hipócrates foi o grande responsável por esta visão que construiu teorias que fossem além do modelo sobrenatural da explicação dos eventos. Criou a teoria dos Humores Corporais que associava a saúde e a doença a quatro humores (sangue, fleugma, bílis amarela e bílis negra)2.

Concepção de Doença: desequilíbrio dos humores (Discrasia)

Concepção de Saúde: equilíbrio dos humores (Eucrasia)

Cuidado: explicação racional de desequilíbrio com ações para reestabelecer o equilíbrio dos humores.

Apesar de acharmos este modelo nos dias de hoje sem sentido, a contribuição de Hipócrates foi importante, pois ele queria causas concretas para saúde e doença, não se contentado com as explicações místicas de sua época. Parece com a origem da ciência por isso é considerado por muitos o pai da Medicina.

A tentativa dos primeiros filósofos era encontrar explicações não sobrenaturais para as origens do universo e da vida, bem como para a saúde e a doença. Hipócrates estabeleceu a relação homem/meio com o desenvolvimento de sua Teoria dos Humores, teoria a qual defendia que os elementos água, terra, fogo e ar estavam subjacentes à explicação sobre a saúde e a doença . Saúde, na concepção hipocrática, é fruto do equilíbrio dos humores; a doença é resultante do desequilíbrio deles, e o cuidado depende de uma compreensão desses desequilíbrios para buscar atingir o equilíbrio.

Modelo de medicina científica ocidental (Biomédico)

O modelo de medicina científica ocidental ou biomédica, que predomina atualmente, tem suas raízes no Renascimento e em toda a Revolução Artístico-Cultural,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com