O Papel Da Episiotomia Na Obstetrícia Moderna
Trabalho Escolar: O Papel Da Episiotomia Na Obstetrícia Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Paulabaarros • 11/10/2014 • 504 Palavras (3 Páginas) • 767 Visualizações
O papel da episiotomia na obstetrícia moderna
A episiotomia é um dos procedimentos mais realizados na Obstetrícia em diversos países, mesmo sendo praticada por mais ou menos 250 anos, este procedimento ainda contém muita controversa. Nessa categoria vamos falar sobre os supostos benefícios e os efeitos que são prejudicais na episiotomia.
Os autores do artigo falam principalmente em os falsos benefícios e os efeitos que prejudicam a saúde e o órgão genital feminina. Os autores ainda descrevem que a episiotomia de rotina era anteriormente considerada pelos obstetras uma estratégia para proteger o períneo, o assolho pélvico e o feto das lesões do parto, porém o autor demonstra no artigo que este procedimento trata-se desnecessário e prejudicial a saúde da mulher, os autores ainda relatam que os obstetras, precisam ser baseados em que os riscos de uma lesão materna superam os possíveis benefícios. Além de não proteger o assoalho pélvico, a episiotomia aumenta a presença de dor perineal, dispareunia, perda sanguínea, laceração do esfíncter anal, lesão retal e incontinência anal, sem diminuir as taxas de incontinência urinária ou melhorar os resultados neonatais. Quando a episiotomia é realizada com rotinas sem indicação precisa, ela é descrita como mutilação genital feminina, devendo assim ser evitada. Em relação à prática da episiotomia, os autores do artigo sugerem que a melhor recomendação é representada pelo ditado: “Não faça nada, sente-se!”
O procedimento da episiotomia em geral é um assunto muito polêmico, alguns concordam com a tal prática e outros não, eu particularmente não concordo com esse procedimento, mas concordo em geral tudo que os autores descreveram no artigo, na minha humilde opinião, a episiotomia não é necessário em nenhum momento do parto, o corpo da mulher tem o seu tempo e momento para parir, por esse motivo existem as contrações, devemos respeitar esse tempo da mulher e fazer que esse momento seja único e não traumatizá-la com um corte em seu órgão genital e que conseguintemente irá ocorrer dores intensas e por ser no local perto do orifício anal, as chances de ocorrer uma Infecção ficam muito mais vulneráveis. Concluindo assim a minha opinião, para mim o procedimento da episiotomia deve ser totalmente proibido, pois não traz nenhum beneficio quanto para a mulher quanto para o bebê, devemos deixar a mulher ser a protagonista do seu parto, devemos respeitar esse momento da mãe e do bebê, caso aconteça algum impedimento que a mãe venha a ter um parto normal, que recorram a uma Cesária, mas em hipótese alguma eu sou a favor do procedimento da episiotemia.
O artigo relata de forma bem clara os principais objetivos da episiotemia, descreve de forma simples e objetiva dos falsos benefícios que a episiotemia oferece. A episiotemia é um procedimento que não é necessário ser feito, pois o corpo da mulher em si já faz todo o trabalho de parir, devemos deixar em conta que esse procedimento não trás nenhum benefício para o parto, ao contrário, ela só aumenta a probabilidade de ocasionar sérias infecções e problemas psicológicos na mulher.
...