OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NO EXERCÍCIO NA ENFERMAGEM
Trabalho Escolar: OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NO EXERCÍCIO NA ENFERMAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lex575 • 13/11/2014 • 1.528 Palavras (7 Páginas) • 686 Visualizações
FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS
CURSO DE ENFERMAGEM
Alex Santos
OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA NO EXERCÍCIO NA ENFERMAGEM
Santa Cruz de Cabrália
2012
Alex Santos da Silva
Os Benefícios da musicoterapia no exercício da enfermagem.
Pré-Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Santa Cruz Cabrália-Ba, como requisito para a disciplina Investigação Científica, sob a orientação da Profª. Msc Flaelma Almeida da Silva.
SANTA CRUZ CABRALIA
2012
TEMA.
Os benefícios da musicoterapia no exercício da enfermagem.
Sumário
INTRODUÇÃO. 1
JUSTIFICATIVA 2
PROBLEMÁTICA 3
OBJETIVO GERAL 4
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
METODOLOGIA 6
REFERENCIAL TEÓRICO 7
CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIA. 11
INTRODUÇÃO.
A música sempre fez parte da vida do homem, acompanhando-nos em momentos onde os mais diversos sentimentos são manifestados.
Dessa interação entre o homem e a música nasceu a musicoterapia, como processo terapêutico de excelentes resultados, que visa desenvolver objetivos clínicos nos mais diversos tratamentos, apresentando-se como uma ferramenta útil na prática da enfermagem, auxiliando na prevenção e no tratamento das enfermidades.
JUSTIFICATIVA
“A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e não exclusivamente a ausência de doenças” (DECLARAÇÃO DE ALMA-ATA, 1978, p.1), sendo assim a missão do profissional de enfermagem não se resume apenas em cuidar de doenças como fatores biológicos, mas atuar com uma visão ampla do paciente como ser social inserido em um ambiente específico, percebendo assim que “a saúde depende de uma complexa interação entre aspectos físicos, psicológicos, sociais e ambientais da condição humana” (OLIVEIRA apud TORCHI e BARBOSA, 2006, p. 2).
Cabe ao enfermeiro buscar desempenhar sua função de cuidar de forma excelente, para isso buscando alternativas que tornem a intervenção de saúde/doença eficaz e integral.
Nesse contexto a musicoterapia é uma ótima opção, pois como diz Torchi e Barbosa (2006, p. 2), [...] proporciona o bem-estar, a socialização, a dignidade e a integração do ser humano. A música colabora assim para que a ato de cuidar seja por completo, atingindo o paciente como um todo, “[...] além de favorecer a manutenção da saúde mental, a prevenção do estresse e o alívio do cansaço físico” (BERGOLD, ALVIM e CABRAL, 2004, p. 263).
Justifica-se esse trabalho com o objetivo de analisar quais os benefícios que a música pode trazer como recurso auxiliar no cuidar na assistência de enfermagem.
PROBLEMÁTICA
De que forma a utilização da musicoterapia pode contribuir para a melhor qualidade na prática de enfermagem?
OBJETIVO GERAL
Analisar os benefícios da musicoterapia no exercício da enfermagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conceituar Musicoterapia.
2. Detectar os efeitos da música como um instrumento auxiliar na prática de enfermagem.
3. Relatar experiências clínicas reportadas na bibliografia existente sobre os efeitos da música em pacientes.
4. Refletir sobre a Musicoterapia como recurso na arte do cuidar.
METODOLOGIA
Essa pesquisa trata-se de uma revisão literária, tendo como objeto os estudos publicados sobre o tema e publicações eletrônicas acessados no ano de 2012. A seleção dos estudos foi feito por meio dos descritores: “música”, “musicoterapia”, “enfermagem”.
Foram escolhidos oito artigos, publicações, levando em consideração a pertinência quanto ao assunto, também foi utilizado um documento, sobre cuidados primários de saúde, da Organização Mundial de Saúde e dois livros que trazem temas pertinentes ao assunto em questão.
REFERENCIAL TEÓRICO
Os fenômenos a acústicos acompanham o ser humano desde o início de sua formação, de acordo com Benenzon (1988,
...