Os Seres Vivos
Trabalho Universitário: Os Seres Vivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renaradantas • 23/5/2013 • 739 Palavras (3 Páginas) • 908 Visualizações
Introdução
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos e vitaminas.
As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (CA, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância.
A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção.
De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleóide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofícias. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Segundo os estudiosos e pesquisadores, a vida se originou no planeta Terra bilhões de anos atrás. Desde então, novas espécies evoluíram a partir de espécies antigas. Ao mesmo tempo, muitas espécies se tornaram extintas durante o processo de evolução.
A partir de agora, os cientistas identificaram cerca de 1,8 milhões de espécies, que são classificados em vários grupos, com base nas semelhanças e diferenças entre os organismos.
Entre as várias propostas de classificação, o sistema de Carl Linnaeus é o mais aceito. De acordo com ele, os seres vivos são classificados em cinco reinos, com base no modo de nutrição e a organização celular.
Reino Monera
Os seres vivos incluídos no reino Monera são unicelulares procariontes (organismos que não possuem núcleos ligados à membrana). Os membros deste reino são as bactérias, cianobactérias ou algas verde-azuladas (BGA) e espiroquetas.
Alguns membros do mesmo organismo, se juntam para formar cadeias. Cianobactérias é um tipo de organismo, que é intermediária entre algas (que possui clorofila) e bactérias (é um procarionte). Seu modo de nutrição é por absorção de alimentos através da parede celular.
Reino Protista
O reino Protista inclui os organismos unicelulares eucariontes, que contém organelas ligadas à membrana. Ela inclui os organismos que não são nem plantas nem animais. Em termos simples, os seres vivos classificados Protista são incomuns e diversas formas, que não podem ser agrupados em nenhum dos quatro restantes reinos.
Por exemplo, os organismos mais simples da Terra, ameba (um protozoário) e algas marinhas gigantes (uma alga) pertencem a este reino. Os membros do reino Protista obtêm nutrição por absorção, ingestão e fotossíntese.
Reino Fungi
Os fungos constituem um grupo de seres multicelulares, eucariontes, organismos não-móveis que formam hifas e micélio. Membros pertencentes a este reino faltam clorofila, portanto, eles são diferenciados das plantas.
O tipo de organismos classificados como fungos incluem bolores, leveduras, sujeiras e cogumelos.
...