PH Potencial Hidrogenionica
Artigo: PH Potencial Hidrogenionica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aliciasouza01 • 30/3/2014 • 2.602 Palavras (11 Páginas) • 377 Visualizações
Objetivo:
Fortalecer os conceitos de pH ácido e base, a partir dos ensaios entre diversas substâncias.
Analisar o pH das substâncias com indicadores e pHmetro afim de se obter uma compatibilidade.
Resumo
Estes estudos foram realizados com o intuito de analisar a funcionalidade do pH nas características físico-química das soluções. Análise feitas através de indicadores e pHmentros foram realizados para verificar as formas de se obtermos um resultado. Cinco tipos de substâncias foram submetidos à análise através de indicadores e pHmetro para verificar sua acidez ou alcalinidade na qual ambos obtiveram resultados parecidos.
Sumário
Introdução
Materiais e Metodologia
Resultados
Discussão
Conclusão
Referência Bibliográfica
Introdução
O pH é fundamental na medida das substâncias líquidas, assim como o grau é uma medida de temperatura. A medição do pH de uma substância indica se a amostra está ácida ou alcalina.
As definições do termo pH são representadas pelas letras “p” em minusculo e pela letra “H” em maisculo, onde “p” significa potencial e a letra “H” significa hidrogênio, potencial de hidrogeniônico significa o expoente do íon hidrogênio.
Em água pura, as concentrações de íon de hidrogênio e hidroxila são iguais a 10-7M a 25°C. Trata-se de uma solução neutra. Uma vez que a maioria das amostras possui menos que 1M de H+ ou OH-, valores extremos de pH, 0 para ácidos e pH 14 para bases, são estabelecidos. É claro, com ácido e bases forte, valores de pH abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, mas raramente medidos.
Indicadores visuais são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como pH. Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas (indicadores básicos) que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas e desprotonadas; isto significa que mudam de cor em função do pH.
Usando um medidor de pH acoplado a um eletrodo de pH. O medidor de pH é um milivoltimettro com uma escala que converte o valor de tensão do eletrodo de pH em unidades de pH. Este tipo de eletrodo é chamado "íon seletivo"
Materiais e Metodologia
Fase 1: Medição de pH através do Indicador Universal
1º ensaio:
Amostra A1 (HCl 0,1 mol/L)
Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A1 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel indicador universal.
Fracionou-se a amostra A1 em quatro tubos de ensaios, 2 mL para cada tubo de ensaio. Em cada tubo de ensaio foi aplicado um tipo de indicador. No primeiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Fenolftaleína, no segundo tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Verde de Bromocresol, no terceiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Azul de Timol e no quarto tubo aplicou-se 3 gotas do indicador Alaranjado de Metila.
2º ensaio:
Amostra A2 (NaOH 0,1 mol/L)
Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A2 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel indicador universal.
Fracionou-se a amostra A2 em quatro tubos de ensaios, 2 mL para cada tubo de ensaio. Em cada tubo de ensaio foi aplicado um tipo de indicador. No primeiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Fenolftaleína, no segundo tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Verde de Bromocresol, no terceiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Azul de Timol e no quarto tubo aplicou-se 3 gotas do indicador Alaranjado de Metila.
3º ensaio:
Amostra A3 (Refrigerante)
Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A3 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel indicador universal.
Fracionou-se a amostra A3 em quatro tubos de ensaios, 2 mL para cada tubo de ensaio. Em cada tubo de ensaio foi aplicado um tipo de indicador. No primeiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Fenolftaleína, no segundo tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Verde de Bromocresol, no terceiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Azul de Timol e no quarto tubo aplicou-se 3 gotas do indicador Alaranjado de Metila.
4º ensaio:
Amostra A4 (Vinagre)
Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A4 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel indicador universal.
Fracionou-se a amostra A4 em quatro tubos de ensaios, 2 mL para cada tubo de ensaio. Em cada tubo de ensaio foi aplicado um tipo de indicador. No primeiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Fenolftaleína, no segundo tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Verde de Bromocresol, no terceiro tubo aplicou-se 3 gotas do indicador de Azul de Timol e no quarto tubo aplicou-se 3 gotas do indicador Alaranjado de Metila.
5º ensaio:
Amostra A5 (H2O + Sabão)
Com uma pipeta Pasteur, pipetou-se uma gota da amostra A5 e aplicou-se sobre o papel de tornassol azul, pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel tornassol vermelho e pipetou-se mais uma gota e aplicou-se sobre o papel
...