PRIMEIROS SOCORROS: INTOXICAÇÃO
Casos: PRIMEIROS SOCORROS: INTOXICAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raiane110 • 15/4/2014 • 1.508 Palavras (7 Páginas) • 942 Visualizações
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE
.CONTAGEM – UNIPAC
ENFERMAGEM
PRIMEIROS SOCORROS: INTOXICAÇÂO
DANIELA MENDES
RAIANE ISTÉFANE
CONTAGEM
1º semestre de 2014
DANIELA MENDES
RAIANE ISTÉFANE
PRIMEIROS SOCORROS: INTOXICAÇÂO
Professor: Daniele Bedete
CONTAGEM
1º semestre de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1 Objetivos gerais 5
2.2 Objetivos específicos 5
3. METODOLOGIA 6
4. INTOXICAÇÃO 7
4.1 Intoxicação medicamentosa 7
4.2 Intoxicação alimentar 8
4.3 Intoxicação dérmica 10
4.4 Intoxicação inalatória 11
5. CONCLUSÃO 13
6. REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
Segundo o MINISTERIO DA SAÚDE (2003) as intoxicações são alterações funcionais e/ou anatômicas, mais ou menos graves, causadas pela introdução de qualquer substância em dose suficiente, no organismo, ou nele formada, por suas propriedades químicas.
No Brasil, a intoxicação constitui importante problema de saúde pública, principalmente na faixa etária pediátrica, sendo que, os medicamentos são os mais responsáveis por essas intoxicações.
Os primeiros socorros devem ser prestados com qualidade e promover a beneficência para o paciente, não à maleficência, pois algumas ações não são recomendadas e muitas vezes podem levar a piora do quadro do paciente.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos gerais
Identificar na literatura os procedimentos de primeiros socorros em situações de intoxicações.
2.2 Objetivos específicos
Descrever o conceito de intoxicação.
Identificar os tipos de intoxicações.
Abordar os sinais e sintomas das intoxicações segundas as vias de penetração.
Descrever as ações de primeiros socorros as vítimas de intoxicação.
3. METODOLOGIA
O presente estudo visa realizar uma revisão literária, abordando os primeiros socorros: intoxicação, permitindo que o tema seja analisado sob novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões. Foram pesquisados oito artigos e dois livros, desses foram utilizados dois livros e cinco artigos e excluídos três. Ao realizar esta pesquisa bibliográfica foi possível definir, conceituar e desenvolver o tema, de uma maneira objetiva, permitindo assim a realização trabalho.
O referencial teórico foi buscado em sites acadêmicos ( Scielo e birene), publicados entre 2003 e 2009, pois foi onde surgiram textos mais relevantes sobre o tema. Com a leitura dos textos foi possível refletir, analisar e responder aos objetivos propostos nesse estudo.
Palavras chave: intoxicação alimentar, intoxicação dérmica, intoxicação inalatória, intoxicação medicamentosa e primeiros socorros.
4. INTOXICAÇÃO
Segundo RODRIGUES et all (2009) a intoxicação é o resultado da contaminação de um ser vivo por um produto químico, excluindo reações imunológicas tais como alergias e infecções.
A sua gravidade depende: da idade, suscetibilidade do indivíduo, quantidade da substância, tipo e toxidade da substância, vias de penetração: ingerida, aspirada ou dérmica e quanto ao tempo de exposição à mesma. (MINISTERIO DA SAUDE, 2003)
4.1 Intoxicação medicamentosa
Os medicamentos são as substâncias mais envolvidas em intoxicações. Sendo as causas mais frequentes: acidentes por descuido, tentativas de suicídio, erros de administração de medicamentos, prescrição médica inadequada e o abuso de substâncias psicoativas. A ingestão de substâncias tóxicas estranhas ao organismo pode levar a graves alterações. No Brasil, os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, antiinflamatórios são as classes de medicamentos que mais causam intoxicações.
Sinais e sintomas
Náuseas e vomito;
Modificação na coloração dos lábios e interior da boca, dependendo do tipo de substância;
Dor;
...