PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I
Por: Giovanna Lima • 11/8/2019 • Trabalho acadêmico • 4.609 Palavras (19 Páginas) • 610 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I
BEATRIZ PRATA DE OLIVEIRA
GIOVANNA DE LIMA BITENTE
NATHAN BARBOSA DA SILVA
MARIA HELOIZA RAMOS DE LIMA
MELISSA HONÓRIO PEREIRA DOS SANTOS
HISTÓRIA DA RADIOLOGIA: VIDA E OBRA DE MANOEL DE ABREU
Sorocaba-SP
2019
BEATRIZ PRATA DE OLIVEIRA | RA: N4999B-2 | |
GIOVANNA DE LIMA BITENTE | RA: N10603-4 | |
NATHAN BARBOSA DA SILVA | RA: D9244J-1 | |
MARIA HELOIZA RAMOS DE LIMA | RA: D9156C-0 | |
MELISSA HONÓRIO PEREIRA DOS SANTOS | RA: N499FB-7 | |
HISTÓRIA DA RADIOLOGIA: VIDA E OBRA DE MANOEL DE ABREU
Trabalho apresentado à Universidade Paulista junto ao curso de Tecnologia em Radiologia, como exigência parcial para o cumprimento do semestre do curso.
Sorocaba-SP
2019
HISTÓRIA DA RADIOLOGIA: VIDA E OBRA DE MANOEL DE ABREU
BEATRIZ PRATA DE OLIVEIRA
biaprata68@gmail.com
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
GIOVANNA DE LIMA BITENTE
giovanna.bitente@hotmail.com
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
NATHAN BARBOSA DA SILVA
nathan2000bds@gmail.com
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
MARIA HELOIZA RAMOS DE LIMA
maria.heloizaa.ramos@gmail.com
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
MELISSA HONÓRIO PEREIRA DOS SANTOS
honorio.melissa15@gmail.com
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Resumo: Manoel De Abreu, médico brasileiro, o inventor da Abreugrafia, permitindo o diagnóstico precoce de doenças pulmonares pelos serviços públicos do Brasil.Queria algo novo para diagnosticar inicialmente as doenças, principalmente a tuberculose, o mal do século XX. Método esse que permitia ver sinais de tuberculose ainda não detectados por outras técnicas de diagnóstico,técnica registrada em filmes de 35 milímetros muito mais barato naquele momento.O objetivo do presente trabalho, que teve como método a pesquisa bibliográfica sobre o tema, é descrever parte da trajetória desse médico,desde sua infância,mostrando como ele foi persistente e audacioso para conseguir concretizar sua pesquisa. Tendo em vista, que o engajamento de Abreu e seus amigos é de suma importância para as épocas seguintes.
Palavras-chaves: Manoel de Abreu. Diagnóstico. Tuberculose.
RADIOLOGY OF HISTORY: LIFE AND WORK OF MANOEL DE ABREU
Abstract: Manoel De Abreu, a Brazilian physician, the inventor of Abreugrafia, allowing the early diagnosis of pulmonary diseases by public services in Brazil. He wanted something new to diagnose diseases, mainly tuberculosis, twentieth century disease. This method allowed to see signs of tuberculosis not yet detected by other diagnostic techniques, a technique recorded in films of 35 millimeters much cheaper at that moment. The objective of the present work, which had as a method the bibliographic research on the subject, is to describe part the trajectory of this doctor, from his childhood, showing how persistent and audacious he was to achieve his research. Bearing in mind that the engagement of Abreu and his friends is of paramount importance for the following epochs.
Keywords: Manoel de Abreu. Diagnosis.Tuberculosis.
1 INTRODUÇÃO
A Radiologia é uma área da medicina que junto com a tecnologia permite obter imagens do corpo humano com a finalidade de identificar anomalias que expliquem os sintomas como parte do processo de diagnóstico e, além disso, permite efetuarintervenções com objetivo de direcionar os procedimentos e usar as radiações como tratamento. É uma área médica altamente especializada que se apoia diretamente na tecnologia. A Radiologia possui um papel importante na medicina atual, pois graças a ela é possível identificar diferentes lesões e inclusive classificá-las em estágios conforme as imagens obtidas. Também permite saber o resultado de um tratamento,inicialmente as imagens eram produzidas por Raios X, posteriormente os equipamentos foram modernizando-se para permitir maior nitidez ,e hoje em dia, contamos com a Radiologia digital. Os principais estudos radiológicos são empregados no tórax, coluna, membros, mamas (mamografia) e crânio. Atualmente a Radiologia vai além do uso dos Raios X e das radiações eletromagnéticas. Ela utiliza outros mecanismos para obter imagens, como é o caso das ondas sonoras empregadas nos estudos de ultrassom, dos campos magnéticos para o estudo de ressonância magnética e da medicina nuclear que emprega pequenas quantidades de isótopos radioativos que são captados em estudos chamados radiação gama.1
A Radiologia intervencionista é um ramo da Radiologia que realiza procedimentos para verificar diagnósticos e tratamentos através de procedimentos invasivos. Neste sentido as mais praticadas são as arteriografias, que permitem visualizar o percurso de uma artéria e de suas ramificações logo após a injeção do contraste intravenoso. Isso possibilita identificar as dilatações anormais conhecidas como aneurisma, ou então, avaliar se o percurso do vaso sanguíneo se encontra ileso. Outro estudo realizado pelos médicos cardiologistas é o cateterismo que além de evidenciar as obstruções das artérias coronárias permite a realização de procedimentos de dilatação, conhecido como angioplastia, que inclusive aplica dispositivos que permitem manter o calibre do vaso permeável para garantir o fornecimento de sangue chamado de Stent.1
...