Paladar
Resenha: Paladar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandiiinha • 18/11/2013 • Resenha • 210 Palavras (1 Páginas) • 383 Visualizações
PALADAR
É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro. Mas o tecto da boca (o palato) também é sensível aos gostos.
As papilas gustativas são estruturas compostas por células sensoriais que transmitem ao cérebro informações que o permitem identificar os gostos básicos: o amargo, o ácido, o salgado e o doce.
Os padrões de sinais gerados e transmitidos até o cérebro a partir da liberação dos neurotransmissores permitem a identificação do tipo de gosto.
O paladar está intrinsecamente associado ao olfato (cheiro) e à visão, em conseqüência da mediação realizada por epitélios portadores de células quimiorreceptoras especializadas que estão localizadas entre a cavidade nasal e o palato, bem como os fotorreceptores visuais que estimulam a degustação.
O paladar é um sentido químico. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos.
O receptor sensorial do paladar é a papila gustativa. É constituída por células epiteliais localizadas em torno de um poro central na membrana mucosa basal da língua. Na superfície de cada uma das células gustativas observam-se prolongamentos finos como pêlos, projetando-se em direção da cavidade bucal; são chamados microvilosidades. Essas estruturas fornecem a superfície receptora para o paladar.
...