Patologia
Monografias: Patologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guila • 14/9/2013 • 227 Palavras (1 Páginas) • 1.095 Visualizações
Degeneração Hidrópica
Lesão vegetante ao nível do prepúcio - HE
a) Identificar em aumento menor:
- Pele apresentando projeção das papilas dérmicas na epiderme e alongamento das cristas interpapilares (papilomatose), espessamento da camada espinhosa (acantose) e retenção de núcleos no estrato córneo (paraceratose). Grande população celular e numerosos vasos sangüíneos dilatados no derma.
b) Identificar em aumentos médios e maior:
- Halos claros perinucleares (degeneração hidrópica) ocorrendo isoladamente ou em grupos nas células da camada espinhosa, dando a impressão de que os núcleos estão situados em espaços vazios.
- Derma com vasos dilatados e acúmulo de linfócitos (infiltrado inflamatório
A degeneração hidrópica pode resultar da agressão celular por diversos agentes, tanto químicos quanto biológicos. E um processo reversível e às vezes é o primeiro fenômeno observado em processos degenerativos de maior gravidade. Na presente lâmina, o espessamento da camada epitelial com maior competição das células por oxigênio e nutrientes parece participar na gênese do processo. Os halos claros perinucleares se devem ao acúmulo de água na periferia nuclear (degeneração hidrópica). A confirmação de que o conteúdo desses halos é água poderá ser feita por microincineração. Na microincineração o conteúdo dos halos não deixa resíduo. Colorações especiais para demonstração de outras substâncias tais como glicogênio, muco e lípides, são negativas.
Outras alterações: acantose, paraceratose, papilomatose e atipias nucleares. Os achados acima descritos são compatíveis com o diagnóstico de condiloma acuminado.
...