Pcr Relatorio De Aula Pratica
Artigos Científicos: Pcr Relatorio De Aula Pratica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabimesquita • 18/5/2014 • 673 Palavras (3 Páginas) • 7.222 Visualizações
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS : DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNA C REATIVA (PCR)
O fundamento básico das técnicas de aglutinação é similar ao princípio das técnicas que se utilizam do conceito de precipitação. No entanto, a reação de aglutinação baseia-se na capacidade do anticorpo se ligar ao antígeno presente em uma superfície de grande partícula de tal forma que leva a uma alteração do estado fisco do antígeno que é denominada interação secundária.
A interação secundária pode ser identificada de diferentes maneiras como, por exemplo, quando o antígeno está presente em uma superfície de uma partícula grande como uma bactéria, fungos, látex ou um eritrócito; os anticorpos, uma vez ligados, levam estas partículas se agruparem de modo visível num fenômeno conhecido como aglutinação.
A Proteína C-Reativa (PCR) foi demonstrada por Tillet e Francis em 1930. Quimicamente a PCR é uma globulina pentamérica com mobilidade eletroforética na zona gama. A PCR é considerada uma proteína de fase aguda encontrada no soro em estados inflamatórios específicos ou não. A presente técnica utiliza uma reação de aglutinação de partículas de látex em lâmina que fornece resultados em 2 minutos.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Mostrar ao aluno, reações de formação do complexo antígeno-anticorpo “in vitro”.
2.2 Objetivo Específico
• Aprender a técnica de aglutinação passiva
• Determinar a proteína c reativa no soro
• Entender como funciona esta técnica e seu significado clínico.
3. MATERIAL E MÉTODOS
1 Centrífuga
Amostra Biológica (50 µl de soro)
1 agulha
1 seringa
Luvas
1 tubo seco para coleta de sangue (tampa vermelha)
1 estante
1 Kit PCR
1 placa de fundo escuro (acompanha o kit)
Palito para homogenizar os reagentes (acompanha o kit)
Pipeta Automática de 5µl - 20µl
Ponteiras Amarelas (menor volume)
Ponteiras Azuis
A finalidade do teste é a aglutinação passiva para detecção da proteína C – Reativa no soro humano. A proteína c-reativa (PCR) em altas concentrações está associada à infecções agudas, situações necróticas e a uma variedade de estados inflamatórios. A monitorização dos níveis de PCR nos permite avaliar a eficácia do tratamento e a recuperação do paciente.
As partículas de látex são sensibilizadas com anticorpos humanos anti-PCR. Quando se mistura a suspensão de látex contendo elevados níveis de PCR, irá produzir-se uma aglutinação nítida em um período máximo de 2 minutos.
• Em cada círculo da placa colocar:
Círculo Número 1 Círculo Número 2 Círculo Número 3 Círculo Número 4
Controle Negativo 50 µl - - -
Controle positivo - 50 µl - -
Amostra
...