TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Pratica De Química Geral

Dissertações: Relatório Aula Pratica De Química Geral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 8

1- INTRODUÇÃO

Segundo SHRIVER, D. F. o processo de Filtração é um método para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de meio permeável (neste caso papel de filtro), capaz de reter as partículas sólidas. A filtração simples é um processo que, simplesmente é necessário aguardar que o fluido a ser filtrado escoe naturalmente pelo filtro.

Assim, podemos utilizar o método de filtração para separar soluções em que ocorreram reações químicas e descobrir dados como a massa, reagente limitante, número de moles entre outros.

Segundo ATKINS P. uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Ela envolve mudanças relacionadas à conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros> Assim, resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita

O rendimento de uma reação química é a comparação entre o quanto ela deveria produzir em condições ideais com o quanto ela produziu na situação em questão. Ele não pode ultrapassar 100% e se por acaso for 0% significa que a reação pretendida não ocorreu. Neste caso podemos conceituar que reagente limitante é aquele que esta em quantidade insuficiente para reagir com todos os outros reagentes.

Existem muitos fatores que influenciam o rendimento de uma reação, entre eles a temperatura, a pressão entre outros.

2- OBJETIVOS

• Realizar uma solução entre um soluto e um solvente.

• Determinar qual a reação que ocorre entre o Iodeto de Potássio (KI) e o Acetato de Chumbo tri-hidratado (Pd(OAc)2 . 3H2O).

• Obter o precipitado de Iodeto de Chumbo (PdI2), através do método de separação de misturas de Filtração Simples.

• Realizar o método de separação de misturas de Filtração Simples.

• Compreender como determinar a massa de um precipitado.

• Obter a massa, o número de moles de cada elemento.

• Aprender a calcular a composição percentual de cada substância em uma solução.

3- MATERIAIS UTILIZADOS

* 02 Vidros de relógio;

* 02 Bastões de vidro;

* 02 béqueres;

* 01 Funil;

* 01 Papel filtro;

* Balança;

4- REAGENTES UTILIZADOS

* KI (Iodeto de Potássio)

* Pd(OAc)2 . 3H2O (Acetato de Chumbo tri-hidratado)

5- PARTE EXPERIMENTAL

A parte experimental do processo consiste em três etapas. Na primeira etapa procura-se realizar uma solução aquosa de 100mL de Iodeto de Potássio (KI) e 100 mL de Acetato de Chumbo tri-hidratado (Pd(OAc)2 . 3H2O). A segunda etapa é determinar qual é a reação química que ocorre entre essas duas. E a terceira etapa, após a conclusão da reação química, procura-se obter o precipitado de Iodeto de Chumbo (PdI2), através do método de separação de misturas de Filtração Simples. Depois dessas três etapas torna-se possível conhecer a composição percentual das substâncias.

No primeiro momento, com o auxílio de uma balança de precisão, foram pesados 0,28 g de KI (Iodeto de Potássio) em um vidro de relógio que depois foram transferidos para um béquer de 500 mL. Em seguida adicionou-se 80 mL de água destilada e, logo após, agitou-se a solução com um bastão de vidro. Para complementar o volume da solução até atingir 100 mL, adicionou-se mais água destilada.

Repetindo-se o mesmo procedimento, em outro béquer, foi preparada 100 mL de uma solução contendo 0,28 g de Pd(OAc)2.3H2O (Acetato de Chumbo tri-hidratado). Após isso, é realizada a segunda etapa, no qual, em um dos béquers, misturam-se as duas soluções preparadas.

Assim, obteve-se a seguinte reação no processo realizado:

Pd(OAc)2.3H2O + 2KI PdI2 + 2CH3 PCO2 K + 3H2O

Em um terceiro momento, pesou-se o papel de filtro e anotou-se o peso. Com o auxílio do funil, da argola, do suporte universal e de acordo com as orientações do professor, montou-se o dispositivo com o papel de filtro dobrado, na qual a solução formada foi despejada no funil. Neste processo de filtração simples observou-se que houve a separação dos sólidos formados na reação do restante do solvente. Depois de feito a filtração, pegou - se o papel filtro com o precipitado, e o coloca-se sobre o vidro relógio para que seja levado à estufa por cerca de 20 minutos a 120C°. Após a secagem do papel filtro, nota-se que o que sobrou nele foi o PdI2. Assim, para saber o resultado do produto real da reação, subtrai-se o peso do papel de filtro com o precipitado pelo peso do papel.

6- RESSULTADOS E DISCUÇÕES

No primeiro procedimento do experimento notou-se que a solução aquosa

de Iodeto de Potássio (KI) era saturada e apresentou uma coloração incolor. Já a solução de Acetato de Chumbo tri-hidratado (Pd(OAc)2.3H2O), que também apresentava cor incolor, possuía alguns resíduos solido em meio ao solvente sendo então uma solução super saturada.

Na segunda etapa, quando ouve a mistura das soluções aquosa de Iodeto de Potássio e Acetato de Chumbo tri-hidratado, no qual ocorreu uma reação química, pode ser observada que a cor da solução transformou-se de incolor para um tom de amarelo ouro. Isso pode ser obtido, pois ocorreu a formação do PdI2 (Iodeto de chumbo).

Assim, obteve-se a seguinte reação no processo realizado:

Pd(OAc)2.3H2O + 2KI PdI2 + 2CH3 PCO2 K + 3H2O

Nessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com